Celebração e sorrisos na noite de formatura


Eram pouco mais de 19 horas quando o grupo de autoridades acadêmicas entrou no Ginásio Esportivo para dar início à cerimônia de colação de grau do Cesumar, sábado passado. Embora fosse uma noite fria em Maringá, pouco mais de 12°C, não faltou calor e movimentação. Foi uma noite de celebração para os 500 formandos de graduação presencial, a distância e do mestrado em Ciências Jurídicas. 


De acordo com Cristiane Zamberlan, coordenadora de eventos, estavam na plateia pouco mais de 1,5 mil pessoas, lotação máxima. Não faltaram as tradicionais faixas, gritos decorados, confetes e balões coloridos levados pela "torcida organizada" dos formandos. Era uma noite de sorrisos e euforia.

Com transmissão ao vivo para todas as regiões do Brasil, nos polos da EAD, a colação de grau foi aberta pela Orquestra Filarmônica Cesumar ao som da semiopera de Purcell, "Abdelazer". Houve muita emoção durante a entrada do paraninfo geral, o empresário e pioneiro de Maringá, Manoel Mário de Araújo Pismel. Os formandos Anna Cristina Hanke Lachi e Junior Rodrigo Vicente foram seus condutores. Durante sua fala, Pismel fez uma oração lembrando da importância do compromisso com a verdade, da persistência e perseverança.

Em seu discurso de abertura o reitor Wilson de Matos expressou seus votos de incentivo aos neograduandos. "Participem ativamente na construção e manutenção da Pátria; procurem seus ideais com entusiasmo e persistência e mantenham sua inteligência e vontade sempre a disposição da comunidade". Matos cumprimentou ainda o aluno com maior idade, Aujor Branco de Moraes, de 73 anos, formando em Gestão de Recursos Humanos pela EAD. Moraes viajou 600 km desde Balneário Camboriú para prestigiar presencialmente a cerimônia.

O orador Anderson dos Santos de Oliveira, graduando em Letras, expressou em seu discurso a felicidade de "alcançar com êxito a linha de chegada". Ele lembrou ainda aos colegas formandos das responsabilidades adquiridas com o diploma. "A quem muito é dado, muito será cobrado", mencionou ao citar a frase bíblica.  Graciane Zimmerman, acadêmica do curso de Design de Interiores, foi a juramentista da noite.

No repertório da orquestra canções para homenagear os neograduados como "Canto della Terra" de Quarantotto, com o solo de Ana Vitória e o formando Enilton Cavalcante. "Amigos para Sempre", de Webber foi interpretada pelos solistas Eliane Forti e novamente o formando Enilton Cavalcante. A canção foi uma homenagem aos pais e também um dos momentos mais marcantes da noite, aplaudida de pé por todos os presentes.

Compuseram a mesa principal o professor Wilson de Matos Silva, reitor do Cesumar, que presidiu a sessão, Rose Kendrick e Silva, Wilson de Matos Silva Filho, vice-reitor, e ainda o professor Claudio Ferdinandi, presidente da mantenedora. Entre as autoridades estiveram ainda os deputados estaduais Wilson Quinteiro e Luiz Nishimori, a secretária de Esportes, Edith Dias, o vereador Flávio Vicente, o presidente da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), Adilson Emir Santos, a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo e representantes da Secretaria de Educação, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Veja fotos

Últimas notícias

Categorias