Eram pouco mais de 19 horas quando o grupo de autoridades acadêmicas entrou no Ginásio Esportivo para dar início à cerimônia de colação de grau do Cesumar, sábado passado. Embora fosse uma noite fria em Maringá, pouco mais de 12°C, não faltou calor e movimentação. Foi uma noite de celebração para os 500 formandos de graduação presencial, a distância e do mestrado em Ciências Jurídicas.
Com transmissão ao vivo para todas as regiões do Brasil, nos polos da EAD, a colação de grau foi aberta pela Orquestra Filarmônica Cesumar ao som da semiopera de Purcell, "Abdelazer". Houve muita emoção durante a entrada do paraninfo geral, o empresário e pioneiro de Maringá, Manoel Mário de Araújo Pismel. Os formandos Anna Cristina Hanke Lachi e Junior Rodrigo Vicente foram seus condutores. Durante sua fala, Pismel fez uma oração lembrando da importância do compromisso com a verdade, da persistência e perseverança.
Em seu discurso de abertura o reitor Wilson de Matos expressou seus votos de incentivo aos neograduandos. "Participem ativamente na construção e manutenção da Pátria; procurem seus ideais com entusiasmo e persistência e mantenham sua inteligência e vontade sempre a disposição da comunidade". Matos cumprimentou ainda o aluno com maior idade, Aujor Branco de Moraes, de 73 anos, formando em Gestão de Recursos Humanos pela EAD. Moraes viajou 600 km desde Balneário Camboriú para prestigiar presencialmente a cerimônia.
O orador Anderson dos Santos de Oliveira, graduando em Letras, expressou em seu discurso a felicidade de "alcançar com êxito a linha de chegada". Ele lembrou ainda aos colegas formandos das responsabilidades adquiridas com o diploma. "A quem muito é dado, muito será cobrado", mencionou ao citar a frase bíblica. Graciane Zimmerman, acadêmica do curso de Design de Interiores, foi a juramentista da noite.
No repertório da orquestra canções para homenagear os neograduados como "Canto della Terra" de Quarantotto, com o solo de Ana Vitória e o formando Enilton Cavalcante. "Amigos para Sempre", de Webber foi interpretada pelos solistas Eliane Forti e novamente o formando Enilton Cavalcante. A canção foi uma homenagem aos pais e também um dos momentos mais marcantes da noite, aplaudida de pé por todos os presentes.
Compuseram a mesa principal o professor Wilson de Matos Silva, reitor do Cesumar, que presidiu a sessão, Rose Kendrick e Silva, Wilson de Matos Silva Filho, vice-reitor, e ainda o professor Claudio Ferdinandi, presidente da mantenedora. Entre as autoridades estiveram ainda os deputados estaduais Wilson Quinteiro e Luiz Nishimori, a secretária de Esportes, Edith Dias, o vereador Flávio Vicente, o presidente da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), Adilson Emir Santos, a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo e representantes da Secretaria de Educação, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.