Cesumar coleta mais de 2,5 toneladas de lixo eletrônico


A campanha de coleta de lixo eletrônico realizada pelo 3º ano de administração matutino do Cesumar teve bons resultados. Somente em dois dias - terça e quarta-feira desta semana -, mais de 2,5 toneladas de sucata foram doadas pela população, empresas da cidade e o público acadêmico.

Segundo o  professor Paulo Pardo, responsável pela organização, a coleta superou as expectativas. "Para nós, o importante foi ter sensibilizado as pessoas para que trouxessem até a instituição o material que estava obsoleto em suas casas, conscientizando-se de que são altamente poluentes e não podem ser descartados no meio ambiente", disse ele.

Milhares de pilhas, baterias, celulares, além de aparelhos de TV, rádio, DVD, computadores e impressoras, entre outros, foram coletados. A Nova Fênix Reciclagem, empresa maringaense de sucata eletrônica, ficou responsável pelo recolhimento do material.

Segundo o proprietário da empresa, Márcio Peres, os equipamentos são todos desmontados e cada tipo de produto recebe a destinação adequada. Ele citou o caso das placas eletrônicas que são exportadas para a Bélgica, uma vez que no Brasil não existe empresa que reaproveita esse material. A empresa compradora retira os minerais, como zinco, ferro, níquel e cobre, existentes nessas peças, e faz o reaproveitamento.

Outros produtos como plástico, vidro e ferro são comprados por empresas brasileiras. De acordo com Peres, existe muito lixo eletrônico em Maringá e região, "o que falta é mais divulgação para as pessoas saberem como proceder nesses casos", disse ele.

Últimas notícias

Categorias