O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, doou hoje uma égua meio sangue quarto de milha a Alan Antônio Mioto, 7 anos, que perdeu o cavalo Asa Branca, atingido por um tiro disparado pelo próprio pai há duas semanas. O menino acompanhado da tia Maria do Carmo esteve no campus pela manhã para receber a doação.
"Nós nos sensibilizamos com a história e o amor que o Alan tinha pelo animal. Soubemos que ele sofreu bastante e esperamos que ocorrências como esta, tão adversa, jamais venham acontecer com outros animais", disse o reitor.
O cavalo Asa Branca sofreu fratura na pata dianteira (úmero) e depois de receber todo atendimento necessário no Hospital Veterinário do Cesumar, teve de ser sacrificado. "Ele estava em grande sofrimento e não houve como salvá-lo", explicou o reitor ao menino, ao dizer ainda que o animal será importante para os estudos dos alunos de medicina veterinária da instituição.
Surpreso com a doação e bastante tímido, Alan disse que ficou feliz e vai cuidar com todo carinho da égua "Princesa". A tia observou que o animal é importante para o menino e também para a família, que tira o sustento da coleta de materiais recicláveis. "O Alan gosta muito de animais, se deixar leva até cachorros de rua para casa", comentou.
Para o reitor, essa relação da criança com o animal é saudável para o seu desenvolvimento, " mas é necessário nunca parar os estudos", disse, dirigindo-se a Alan. Matos contou que anos atrás doou um cavalo à miss Brasil, Natália Anderle, ao saber da sua origem humilde e que o pai havia vendido o cavalo da família para lhe pagar os estudos. "Essa moça hoje está muito bem de vida. É um exemplo de que vale a pena alimentar os sonhos", concluiu.
A égua Princesa, que fazia parte do plantel da Fazenda Escola Cesumar, foi levada em um trailer para a casa do menino, na avenida Alziro Zarur.