Cesumar instala avançado laboratório de redes

Os acadêmicos do curso de Redes de Computadores do Cesumar contam com um novo laboratório para aprenderem tudo sobre cabeamento estruturado. No segundo piso do bloco 7, foi montado um laboratório-modelo e com a tecnologia mais avançada na área. Já os antigos cabos que ocupavam o espaço foram doados para reciclagem.

Durante as aulas, os acadêmicos podem colocar em prática o aprendizado no que há de mais moderno quando se fala em cabeamento estruturado. Esse cabeamento envolve a conexão de computadores e telefones a uma central. Os alunos colocam a mão na massa e testam todos os canais de ligação desta central com os demais computadores do laboratório.

De acordo com o responsável pela montagem dos equipamentos, Emanuel Maia de Souza, o Cesumar inova contando com aparelhos como os que foram instalados. "Pelo que sabemos, esse é o segundo laboratório instalado no Brasil. O outro é de uma grande universidade em São Paulo", revela.

Como os cabos instalados foram todos recém-adquiridos, os antigos deveriam ser descartados. Pensando no desenvolvimento tecnológico sustentável, o Cesumar fez a destinação correta de 170 quilos de materiais de redes. Com isso, a instituição recebeu um certificado da Furukawa, empresa de liderança japonesa que trabalha no ramo de cabeamento, alegando que a IES deixou de emitir 85 quilos de metal pesado na natureza.

O coordenador dos cursos de Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nelson Tenório Junior, explica que os novos equipamentos não serão restritos apenas ao curso de Redes. "Os professores de outros cursos da área podem agendar e utilizar o laboratório-modelo para aulas práticas", informa o professor.