Unicesumar
Unicesumar

Cesumar leva os três prêmios do Fiep Criando Moda


[ veja galeria de fotos do evento ]

A comemoração foi tripla ontem (30) à noite para o Cesumar, que levou os três primeiros prêmios da 8ª edição do Concurso Talentos da Moda Paranaense -  FIEP Criando Moda, com o tema Amazônia -  Ecos na Moda.

Entre os dez finalistas, seis eram estudantes de Moda do Cesumar. O primeiro lugar do concurso ficou com a estudante Caroline Lima Coutinho, do 4º ano, que no ano passado havia conseguido o segundo lugar neste mesmo prêmio. A criação deste ano, "O segredo das águas", foi inspirada na lenda Ìaminho do Eldorado", sobre a história de uma cidade imaginária atrás das águas.

Segundo Caroline, a escolha proporcionou "mesclar a riqueza da lenda à dança das águas com naturalidade e delicadeza". Para ela, o tema é importante tanto para a história mitológica brasileira quanto para a moda, Ìonsciente de que a mata, como as lendas, devem ser preservadas".

A vencedora disse acreditar que um dos fatos que contribuiu para o resultado, foi o diferencial de sua roupa, tanto no tecido cem por cento natural quanto no acabamento "primoroso", feito pela sua mãe, dona Cléria, que é costureira. "O trabalho de moldagem foi cuidadoso, montamos em parte à mão, e o resultado foi excelente", comentou a estudante, que dedicou três meses entre pesquisa, criação, escolha de material e confecção dos looks, conceitual e comercial.

O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com Danilo Teruya, do 3º ano de Moda, e Bárbara de Moraes Silva, do 2º ano. A criação de Danilo recebeu o nome Între os pilares e as ondas" e foi inspirada nas árvores e águas da floresta Amazônica. De forma inusitada, ele levou para a passarela uma modelo utilizando "perna de pau" para apresentar o conceito de sua criação. "Seria o símbolo da mata, a sustentação da floresta, da fauna e da flora", disse ele.

Mas para Danilo, até mais importante do que ganhar o prêmio, foi a expansão do seu olhar para a questão da sustentabilidade na moda. "É um caminho que devemos seguir", defendeu, ao informar que utilizou no look cetim cru e linho orgânico, este adquirido de uma cooperativa de Pernambuco.

Já a criação de Bárbara de Moraes chamou-se "Muiraquitã - o talismã das Amazonas". Ela explica na apresentação de sua proposta que o "muiraquitã é um amuleto da sorte, geralmente esculpido em pedra verde, em forma de sapo e era usado por índios como talismã".

De acordo com a coordenadora de Moda do Cesumar, Sandra Franchini,os alunos receberam apoio da empresa Casulo Feliz, de Maringá, e puderam utilizar em suas criações apenas tecidos ecologicamente corretos.

Sandra disse que o resultado destaca e solidifica o curso de Moda do Cesumar. Íedicamos duas semanas de estudos para os alunos se prepararem para este concurso. Eles fizeram uma imersão, um amplo processo de pesquisa, conversaram muito com os professores e tudo isso resultou em criações muito ricas de conceito. Estávamos totalmente confiantes no resultado do concurso", concluiu.

Últimas notícias

Categorias