Cesumar seleciona pacientes para tratamento de vertigem

Uma pesquisa do curso de Fisioterapia do Cesumar está selecionando pessoas que sofrem de vertigem para tratamento e avaliação da influência do distúrbio sobre sua capacidade funcional e qualidade de vida. O projeto irá selecionar 40 pacientes de ambos os sexos com faixa etária entre 50 e 75 anos.

As pessoas que se enquadrarem nos critérios de inclusão e consentirem em participar do estudo, serão avaliadas por métodos específicos para constatação do problema e após avaliação será iniciado o tratamento que inclui uma série de exercícios fisoterapêuticos.

Os atendimentos acontecerão duas vezes por semana, totalizando 20 sessões com uma hora de duração. Ao término das sessões, os pacientes serão reavaliados, fazendo uso dos mesmos instrumentos inicialmente utilizados, e os dados coletados serão analisados estatisticamente.

A vertigem, a tontura e o desequilíbrio são disfunções vestibulares que aumentam exponencialmente de acordo com a idade. Segundo uma das coordenadoras da pesquisa, a professora Márcia Regina Benedeti, cerca de 5 a 10 por cento da população mundial sofrem desse distúrbio, que acomete com maior freqüência as mulheres.

A vertigem consiste numa sensação de perturbação do equilíbrio corporal ou uma sensação de desorientação espacial do tipo rotatório ou não rotatório. Entre as conseqüências mais graves dessa disfunção estão as quedas e a dificuldade de locomoção.

O tratamento de reabilitação vestibular que será utilizado na pesquisa objetiva uma estimulação e reorganização das informações sensoriais, o que resulta no aprimoramento das reações de equilíbrio através de uma sequência de movimentos de cabeça, pescoço, olhos abertos e fechados, além de exercícios de controle postural em várias posições, explicou a professora. 

"Espera-se que os pacientes com diagnóstico de vertigem tenham uma melhora na capacidade funcional, no equilíbrio, no andar e  na qualidade de vida, após serem submetidos ao programa de reabilitação vestibular", disse a professora Márcia Benedetti.  "Após a conclusão da pesquisa vamos ainda analisar a implantação de um programa permanente para atender os pacientes com este diagnóstico", informou a pesquisadora. 

Os interessados em participar da pesquisa e do tratamento devem entrar em contato imediatamente com a Clínica de Fisioterapia do Cesumar, pelo telefone 3027-6360, ramal 256. Falar com a Elaine ou Sheila. 

Últimas notícias

Categorias