Ciclo de Artes Visuais traz palestras e exposição

Começou ontem (06) e prossegue até nesta quinta-feira, o 2º Ciclo de Artes Visuais do Cesumar, tendo como tema principal “As inovações artísticas e o mercado de trabalho”. O ciclo reúne palestras, oficinas e exposição de artes dos alunos. Após abertura do evento feita pelo coordenador do curso de Artes Visuais, Antônio Miranda, seguiu-se a palestra sobre “Arte Visual e Contemporaneidade”, proferida pelo professor doutor em Semiótica e Comunicação pela PUC-SP, Isaac A. Camargo, do Departamento de Arte Visual da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Conforme Camargo, as manifestações artísticas variam de forma, como também variam as relações que elas estabelecem. Ele abordou principalmente a questão real ou imaginária da imagem quando, em se tratando de arte, “sombra, luz e cor são meios de se produzir efeitos de sentido na construção do efeito visual”. Para o professor, não tem o que é real ou abstrato, tudo depende da significação. “E significação não é simplesmente o tema tratado, mas a maneira como é tratado e apresentado. É isso que nos artistas trabalhamos”, completou.

O 2º Ciclo de Artes Visuais prossegue nesta quarta-feira à noite com oficinas de cerâmica, escultura em placas de metal e ferro e escultura de madeira. O encerramento do evento acontece amanhã à noite com a palestra sobre “Mercado e Cultura”, a ser proferida pelo cineasta maringaense e consultor cultural Pery de Canti, coordenador do Festival de Cinema de Maringá.

As apresentações artísticas da primeira noite do evento ficaram por conta de três grupos: O GEDAN (Grupo de Estudos de Dança) e o Grupo de Ginástica Geral, do curso de Educação Física, e um grupo de teatro do próprio curso de Artes Visuais.

Exposição

Completa o evento acadêmico a exposição dos alunos do 1º ao 4º ano de Artes Visuais. São mais de 50 trabalhos compostos em diferentes linguagens, como pinturas, esculturas e instalações, e que seguem temas diversificados como a guerra transportada para a auto-destruição do planeta e releituras da arte brasileira.

A coordenadora da exposição, professora Patrícia Cristina Sória, considera a semana “extremamente positiva para a arte e a cultura em geral”, devido às diferentes abordagens artísticas e atividades programadas.

Os trabalhos dos alunos ficam expostos até nesta quinta-feira, em frente ao auditório Dona Etelvina, no hall da cantina do bloco 7 e na sala 29.