Unicesumar
Unicesumar

Cleusa Belczak tem nome eternizado pela UniCesumar

Famosa cirurgiã vascular, falecida no ano passado, agora é o nome do Auditório de Medicina;

Dentro das comemorações do “Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento”, celebrado no dia 10/11,  a UniCesumar homenageou a médica e pesquisadora Cleusa Ema Quilici Belczak, falecida no ano passado, vítima da Covid-19. A cerimônia ocorreu na Capela Cristã UniCesumar, na última quinta-feira (11/11).

Na mesma oportunidade, foi descerrada uma placa com o nome da famosa cirurgiã vascular: “Anuncio que, a partir de hoje, o auditório de Medicina da UniCesumar (no Bloco 6) passará a se chamar Auditório Cleusa Ema Quilici Belczak”, disse o reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva.

A cerimônia foi prestigiada por familiares,  diretores e pró-reitores da UniCesumar, representantes da sociedade organizada e pelo prefeito em exercício Edson Scabora.

A cerimônia comoveu os familiares da homenageada.  O pneumologista Valdemar de Lima, marido de Cleusa, lembrou o início do namoro, quando ela já estava viúva do também médico e amigo, João Belczak. Recordou das viagens que fizeram juntos pelo mundo e não conteve a emoção. O mesmo ocorreu com Sergio Belczak, um dos filhos do primeiro casamento da médica.

Os convidados ainda ouviram a  Orquestra de Câmara UniCesumar executar as músicas favoritas da homenageada. Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV UniCesumar (canal 28.1 Digital e 21 da NET e pelo canal da TV UniCesumar no YouTube).

BIOGRAFIA

Cleusa Belczak se formou em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Santos (1974) e fez doutorado em Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.  Como professora, fazia parte dos docentes do curso de pós-graduação em Reabilitação Linfovenosa da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Cleuza foi ainda diretora científica da Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia e docente da Escola de Flebologia e Linfologia da Associação Médica Argentina, de Buenos Aires.

Quando faleceu,  no ano passado, foi lembrada pelo Conselho de Medicina e Sociedade Médica de Maringá, da qual ela era diretora social.  Deixou para a literatura médica vários livros sobre sua especialidade.

Cleusa tinha 69 anos e 45 anos de profissão quando faleceu em 30 de outubro de 2020, vítima de Covid-19. Era diretora clínica do Centro Vascular João Belczak de Maringá, que leva o nome do seu primeiro marido.  Com ele, dois filhos também médicos: Quilici e Rafael Belczak. A cirurgiã era casada com o pneumologista Valdemar de Lima.

e0c91cb6-3ba3-4e66-af95-244e90bd6d655eb2e6bb-00c0-46f6-90a6-9f23e8006f0e3fb3380b-451b-422d-97fe-dbf081e38d40

 

Últimas notícias

Categorias