Unicesumar
Unicesumar

Colaboradoras da UniCesumar debatem qual futuro desejam para as mulheres em 2030

Workshop Design de Futuros Desejáveis para a Liberdade do Feminino foi realizado nos dias 27 e 28 de março.

Qual o seu desejo para as mulheres em 2030? A partir desse questionamento às colaboradoras da UniCesumar, a facilitadora do Workshop Design de Futuros Desejáveis para a Liberdade do Feminino, Francieli Muller Prado, iniciou as atividades do evento, promovido pela Instituição em parceria com o projeto IRIS. Temas como desigualdade de gênero, violência contra a mulher e empoderamento feminino foram debatidos, utilizando a abordagem de Design Thinking, metodologia que usa a criatividade na solução de problemas.

No primeiro dia de evento, as colaboradoras desenvolveram uma pesquisa do futuro, entendendo a persona de 2030. Já no segundo dia, foram promovidas atividades de planejamento e criação do futuro desejado. “A ação foi melhor do que eu esperava e teve um grande impacto em quem participou. A gente conseguiu desenvolver todas as etapas do Design Thinking e a pesquisa em campo despertou esse aspecto de realidade e compreensão do contexto”.

Francieli conta que um dos objetivos do workshop é despertar a transformação nos participantes. “Em um primeiro momento, elas escreveram sobre a visão de futuro do feminino e outros contextos de vida delas. Ao final, leram e reescreveram a redação com base na perspectiva que foi construída no Workshop e realmente foi transformador. O tom da carta mudou”.

A ação foi planejada dentro do projeto IRIS, desenvolvido pela Echos, que tem a missão de construir até 2030 um futuro para o Brasil a partir da igualdade de gênero e a liberdade do feminino.  Francieli apresentará as ferramentas construídas no Workshop em Maringá, na segunda etapa do Projeto IRIS, que ocorre em São Paulo no segundo semestre de 2019. “Vou levar as ferramentas que construímos: a persona, a intenção, a pesquisa, a roda de futuro e o Design Fiction. Em São Paulo vão compilar o que foi feito em várias cidades do Brasil e aí será montado uma única visão de futuro”.

A professora mediadora do curso de Serviço Social, Suzie Keilla, participou do evento e destaca que foi uma experiência enriquecedora. “Ficamos dois dias debruçadas sobre o tema de liberdade da mulher e pensamos nas mulheres em quatro assuntos: Casa, Rua, Emprego e Política. Tivemos que sair da nossa caixinha, e pensar que as mulheres vivem seus dilemas em cada um destes lugares, olhando para o futuro que queremos em 2030. A parte de fazer a pesquisa em campo, foi surpreendente, pois colhemos depoimentos muito diferentes e observamos o ponto de vista da mulher e dos homens entrevistados, como são diferentes em seu contexto”.

A colaboradora reforça que o projeto IRIS fez as participantes pensarem na essência da mulher. “Nós mulheres teremos o nosso lugar de fala, representatividade na política partidária, equiparação salarial, de andar quando, como e na hora que quisermos, um mundo sem violências, enfim projetamos um futuro onde mulheres e homens tenham direitos e deveres iguais”.

Ao final do evento foi sorteado uma bolsa de estudos para pós-graduação “Design Thinking e Criatividade nas Organizações”. A ganhadora foi a colaboradora que atua no Mestrado, Maria Sueli de Souza Rufine.  O workshop fez parte das atividades desenvolvidas no Mês da Mulher.

 

Últimas notícias

Categorias