Com aulas remotas, alunos e professores da UniCesumar de Curitiba se adaptam à nova rotina

Desde o dia 20 de março, docentes geram conteúdo pedagógico em casa e compartilham com os alunos virtualmente, em prol da prevenção contra o coronavírus

Uma das medidas de segurança adotadas pela UniCesumar para prevenir a pandemia de coronavírus foi a substituição das aulas presenciais, que passaram a ser remotas. Com isso, o intuito da Instituição é manter o processo de aprendizado dos alunos, nutridos de aprendizado pelos professores enquanto todos ficam se resguardam, protegidos, em casa.

O ato de assistir aulas remotamente é um desafio para todos os envolvidos no ensino presencial. No entanto, a prática tem se mostrado produtiva no campus da UniCesumar em Curitiba. Desde o dia 20 de março, os professores estão preparando o material das disciplinas e divulgando para os estudantes por meio do Studeo, no horário em que estariam em sala de aula.

De acordo com a pró-reitora executiva do Ensino Presencial, Andrea Borim, todos os envolvidos estão focados no sucesso da estratégia. “Tanto os alunos quanto docentes estão imbuídos de fazer dar certo. Claro que é desafiador para muitos, mas o que prevalece é a consciência da importância do momento que vivemos e a necessidade de nos adaptarmos. Na grande maioria das turmas, temos uma participação equivalente a das aulas no modelo presencial, ou seja, não remoto”

Para Borim, o uso dos recursos disponíveis por meio da tecnologia foi fundamental. “A estratégia foi dar segurança aos nossos docentes e discentes por meio do uso de ferramentas que já eram usadas rotineiramente, como o LMS Studeo, e outras de fácil aprendizado. Agora, um tempo após “virarmos a chave”, já temos várias outras ferramentas sendo agregadas por indicação de docentes. Acredito que o motivo disso seja a descoberta das possibilidades infinitas que a tecnologia pode agregar ao ensino presencial. O momento nos forçou a vencer uma barreira”, destacou.

DESAFIOS DOS ATORES EDUCACIONAIS

Um dos estudantes que teve que se adaptar à nova rotina de estudos foi Eliton Aparecido de Resende, do 3º ano de Medicina Veterinária. “Durante a situação presente, todos nós, alunos, professores e coordenadores, temos passado por um período de adaptação que não é fácil. É um desafio. Mas, como sempre, a UniCesumar tem feito o possível para disponibilizar a melhor forma de estudo para nós, mantendo o aprendizado mesmo que fora da sala de aula. O mais importante é que esse é um ato humanitário, de respeito ao próximo”, enfatizou.

“Quando se trata de vidas, tudo é muito complexo”, disse a professora Maria Christine Rizzon Cintra, do curso de Medicina Veterinária. “Nesse momento, o melhor que podemos fazer é realizar o isolamento social sem deixar de lado o nosso comprometimento enquanto educadores, dando todo o incentivo e suporte aos nossos alunos para que eles continuem a caminhada deles, enquanto nós, professores, nos reinventamos.”