O comandante geral da Patrulha Escolar do Paraná, coronel Douglas Sabatin Dabul, esteve presente hoje pela manhã no Cesumar para um encontro com diretores das escolas estaduais de Maringá. O evento, promovido pelo Núcleo Regional de Educação, teve também a participação do reitor Wilson de Matos Silva.
O reitor falou aos diretores sobre a necessidade de uma concentração de esforços pela melhoria da educação e também da disciplina em nossa sociedade. Segundo ele, os brasileiros não gostam de seguir regras e as novas gerações tem se tornado cada vez mais indisciplinadas, o que prejudica o trabalho nas escolas.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, o cel. Dabul explicou aos diretores o papel da patrulha escolar, que age, segundo ele, mais no processo pedagógico, de orientação aos estudantes do que coibição de atos de indisciplina. Para o comandante, as escolas podem aproveitar os conteúdos de aulas para ensinar lições de segurança, de colaboração e respeito ao próximo entre os alunos.
"É esse trabalho de educação da escola, da família e da polícia que pode ajudar a melhorar o quadro de violência que vemos hoje nas escolas", acrescentou o comandante.
Durante o encontro, representantes do Cesumar também explicaram o programa de aconselhamento vocacional que é levado pela instituição às escolas de todo o Estado. De acordo com o reitor Wilson Matos, esse é um projeto dispendioso, "mas nós temos prazer em fazê-lo porque acreditamos que a pessoa precisa ser feliz na profissão".
"Escolher a profissão certa é uma forma de contarmos com bons profissionais no mercado de trabalho e o nosso país está precisando disso", completou o reitor.