O comando da 2ª Esfaep - Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças –, juntamente com os 228 alunos que passam pela formação, esteve hoje pela manhã no Cesumar para um agradecimento especial à instituição pelo apoio prestado durante quatro meses à formação do primeiro grupo.
Antes que a escola da polícia (inaugurada sexta-feira passada pelo governador Beto Richa em Maringá) ficasse pronta, o Cesumar cedeu suas instalações para o treinamento dos policiais de forma que não houvesse atraso no início do curso. Eles frequentaram as salas de aula, quadras, piscina e os auditórios do campus durante os meses de abril a setembro deste ano.
Segundo o comandante da Esfaep, "não há como mensurar a gratidão pelo apoio dado pelo Cesumar à Polícia Militar". "Nós somos muito gratos pela acolhida da instituição aos nossos praças", completou.
O subcomandante, tenente J. Cruz, disse que o apoio do Cesumar foi preponderante e informou que a primeira turma de praças de Maringá estará formada em março de 2013, devendo ainda continuar usufruindo de algumas instalações do campus para que façam alguns treinamentos, como é o caso da piscina semiolímpica.
O reitor Wilson Matos disse que o Cesmar prestou à Polícia Militar o mesmo apoio que oferece a outros segmentos da sociedade. "Nós temos um compromisso com a comunidade e por isso, nossas instalações têm estado abertas para muitos acontecimentos externos. O Cesumar quer deixar o seu legado, algo que seja bom para a sociedade. Para nós, foi um privilégio colaborar com mais este projeto de grande importância", afirmou.
A Esfaep foi inaugurada no Jardim Novo Horizonte com uma capacidade para a formação de 250 policiais e bombeiros militares. A sede da primeira escola da polícia militar do interior do Paraná está localizada numa área de 10 mil metros quadrados com 1,3 mil metros quadrados de área construída, de uma escola estadual, cedida pela Secretaria da Educação.