Começa hoje Encontro Internacional de Produção Científica do Cesumar

Durante quatro dias, cerca de mil pesquisadores de doze estados brasileiros vão se reunir e apresentar resultados de 727 trabalhos científicos

Aproximadamente mil pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação vão estar reunidos esta semana no 6º Encontro Internacional de Produção Científica do Cesumar. O evento será aberto nesta terça-feira (27), às 19h30, no auditório Dona Etelvina, e se estende até sexta-feira (30) com a apresentação de 727 trabalhos científicos das mais diferentes áreas, provenientes tanto de pesquisadores do Cesumar como de dezenas de outras instituições de ensino superior do país.

O evento ainda contará com duas palestras que irão trazer discussões acerca da Pesquisa Institucionalizada nas IES Particulares e Inclusão Social no Contexto da Bioética. A primeira será proferida logo após a solenidade  de abertura do encontro, pelo diretor superintende da Funadesp (Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular), professor doutor Sérgio Missiagia, e a segunda na quarta-feira, às 10 horas, pelo presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, professor titular e coordenador da Cátedra UNESCO da Universidade de Brasília, Volnei Garrafa.

O tema que será abordado por Garrafa - "A Inclusão Social no Contexto da Bioética" – é referente a uma das  propostas defendidas pelo Brasil na Declaração Universal de Bioética da UNESCO, que deverá ser concluída este ano.

Para o professor, os países do hemisfério Sul necessitam defrontar-se com temas completamente diversos dos países desenvolvidos, "que desejam minimizar questões sociais da declaração, prendendo-se a questões biomédicas e biotecnológicas apenas".

Para discutir, além dos temas das palestras, as pesquisas que vêm sendo feitas em instituições de doze estados brasileiras, mais de cem sessões de apresentação de trabalhos orais e grupos de discussão vão acontecer.

Pesquisadores oriundos de Ponta Grossa, Umuarama, Cascavel, Londrina, Campo Mourão e Curitiba, dentre outras cidades paranaenses, e de estados como Alagoas, Ceará, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, vão estar presentes.

O evento tem por objetivo promover a troca de experiências e  informações científicas entre docentes, pesquisadores e acadêmicos de graduação e pós-graduação, bem como a interação educacional entre os países, principalmente aqueles pertencentes ao Mercosul. Além disso, tem como objetivo avaliar os integrantes dos programas de iniciação científica do Cesumar (PICC, PROBIC e PIBIC/CNPq-Cesumar), promovendo discussões sobre a pesquisa.

O EPCC vai premiar os três melhores trabalhos científicos de cada grande área do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra, Engenharias e Tecnologia; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.