Unicesumar
Unicesumar

Coordenador nacional do PSF ministra aula de pós no Cesumar

O Cesumar recebeu no último sábado (23), o coordenador nacional do Programa Saúde da Família (PSF), Luís Cláudio Sartori. Ele ministrou aulas para a segunda turma do curso de pós-graduação em Saúde Coletiva e Saúde da Família, abordando equipes de saúde e cuidado em saúde para indivíduos, famílias e comunidades. Sartori ministrará ainda um novo módulo para esta turma sobre o papel dos gestores e as equipes de PSF.

Segundo o coordenador do PSF, um dos problemas básicos na área da saúde hoje no Brasil é o distanciamento que existe entre as necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde) e os profissionais recém-formados, que muitas vezes partem para o mercado de trabalho despreparados para a realidade. "Há hoje um grande investimento do Ministério da Saúde para preparar os profissionais da saúde e, aos poucos, estamos revertendo essa situação e esperamos, em curto prazo, ter universidades mais cúmplices do SUS", disse ele em entrevista.

Criado em 2004, o programa Saúde da Família, como explica Sartori, tem um forte componente de prevenção e promoção da saúde e a ele compete: educação e saúde, promoção e saúde e assistência curativa. Mas, conforme salienta, "o programa ainda precisa de um nível de investimento maior, tanto do Ministério da Saúde quanto dos estados, que ainda são os grandes omissos nessa situação de financiamento". 

Para isso, a estratégia do Saúde da Família é ter programas potentes de educação permanente para profissionais visando torná-los cada vez mais preparados às necessidades do sistema. "Há hoje uma série de cursos de especialização e residências em Saúde da Família onde o Ministério da Saúde participa no financiamento", conta o coordenador.

Ao fazer um balanço do programa, Sartori disse estar contente com os resultados obtidos em 2007. "Nós cumprimos a meta, que era de implantar 25 mil equipes de saúde no país, isso significa que já cobrimos mais de 50% da população brasileira com a estratégia Saúde da Família, já disseminada por todos os estados brasileiros", afirma.

Luís Cláudio Sartori conta que o Ministério da Saúde tem planos de extensão do programa. "Estamos preparados para um aumento de até 70% das equipes da Saúde da Família no Brasil, que é aonde a gente quer chegar."

Últimas notícias

Categorias