Cultura popular é ressaltada por alunos

O 2° ano de Artes Visuais expõe livretos inspirados na literatura de cordel na Biblioteca do Cesumar

Ontem (23) foi o lançamento da Coletânea Ilustrada de Cultura Popular composta por Contos e Causos, Ditados Populares, Fábulas, Lendas Urbanas e Poesias dos alunos do segundo ano de Artes Visuais do Cesumar. Os trabalhos foram desenvolvidos como trabalho de terceiro bimestre nas disciplinas de Folclore Brasileiro ministrada pela professora Meire Lóde e Técnicas de Materiais Expressivos pela professora Deborah Kemmer.

Segundo a professora Deborah, a exposição da Coletânea tem a interdisciplinaridade junto com a professora Meire Lóde. "A professora Meire passou a inspiração teórica para os alunos dentro do Folclore Brasileiro. A minha parte dentro dos materiais expressivos, foi a de colocar diferentes técnicas na Xilogravura para eles escolheram entre as doze técnicas para colocarem nos livros. Nós utilizamos as aulas tanto de Técnicas quanto de Folclore para que eles explorassem o tema escolhido e o resultado foi essa exposição", afirma a professora.

Para a professora Meire, a confecção de "livretos" inspirados na literatura de cordel visa contribuir com a manutenção das tradições populares enquanto elemento educacional que pode ser atribuído às práticas pedagógicas do "arte-educador", declara a professora de Folclore Brasileiro.

A aluna Ticiana Mara Rodrigues participou da exposição no resgate dos Ditados Populares levantando dados com amigos, familiares, pais e comunidade. Sua dupla selecionou 18 ditados, entre eles o ditado "dinheiro não traz felicidade" que foi o escolhido para capa. "O levantamento foi mais simples, por pesquisa de campo, já a impressão e a montagem do trabalho foi mais difícil. Mas foi bom, porque eu conheci os ditados populares e participei da correção de todos", lembra.

O poeta selecionado para o desenvolvimento dos livretos de poesia foi o compositor, cantor e poeta popular Patativa do Assaré, que trabalha com poesias regionalistas do Nordeste. A aluna Camila Sachetti diz que as poesias foram desenvolvidas por quatro equipes. "Nós fizemos pesquisa bibliográfica e ilustração em entalhe na madeira, o que foi mais trabalhoso, mas foi bom o resultado. Quanto às poesias, selecionamos as que falavam de amor e não tanto do Nordeste", conta Camila.

Fernando Leão, também do segundo ano de Artes Visuais, diz estar contente com o desempenho da sala nos trabalhos porque foi um trabalho em equipe. "Além de subsídios que tivemos de todos os professores, para nós [o trabalho] foi importante por estar resgatando elementos da Cultura Popular que diretamente e indiretamente fazem parte do nosso dia-a-dia", afirma Leão.

João Paulo Baliscei e Anaisi Rodrigues da Silva tinham como tema Lendas Urbanas. Após o levantamento escolheram e montaram um livreto sobre "A Lenda da Rodovia". Para ambos o trabalho foi importante porque a lenda está presente no cotidiano das pessoas da cidade, sendo mais acessível e atual. "É legal porque todos os conhecimentos e técnicas podem ser utilizados em outras disciplinas", conta Anaisi.

Quanto aos Casos, a aluna Rozeli Bocca, diz que o trabalho foi muito importante porque eles tiveram contato com muita gente que contaram diversos casos. "As pessoas indicaram e contaram vários casos, mas o escolhido foi um que meu irmão contou sobre dois pescadores que no momento em que pescavam viam a lanterna acender e, mesmo após desmontá-la ela permanecia acesa e até começou a cair fogo de uma árvore próxima a eles", conta sorrindo Rozeli.

A professora dos cursos de Arquitetura, Jornalismo, Artes Visuais e Publicidade e Propaganda, Patrícia Soria visitou a exposição dos alunos e ficou muito feliz com os resultados. "Eles se esmeraram muito. Todos os esforços que foram feitos são válidos. Os alunos se envolveram tanto que até pediam sugestões na minha aula", conta Patrícia.

Outra visitante foi a aluna do 4° ano de Artes Visuais Tereza Cristina Haddad Costa que ficou sabendo da exposição por divulgação boca-a-boca. "Na exposição alunos desenvolveram um ótimo trabalho com variedades constantes e desenhos em madeira. O mais interessante, é que todo esse aprendizado pode ser aplicado como material didático", diz a estudante.

Os livretos inspirados na literatura de cordel estão em exposição na biblioteca do Cesumar, no bloco 8, do dia 23 até 30 de setembro.