Em um grande mutirão, cerca de cem estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura do Cesumar vão trabalhar neste final de semana fazendo a reforma de uma casa de uma família maringaense de baixa renda, adaptando-a para facilitar o uso de cadeira de rodas por uma menina de cinco anos de idade.
O Projeto de Acessibilidade, do curso de Engenharia Civil, existe desde o ano passado e tem por objetivo promover condições favoráveis de habitação para pessoas de baixa renda portadoras de necessidades especiais.
Com a parceria da A.N.P.R. (Associação Norte Paranaense de Reabilitação), através de seu corpo técnico de assistência social, uma família de Maringá (residente no Parque Andreia) foi selecionada para receber o benefício. Trata-se da família da pequena Natália Manoela, de 5 anos, que devido à paralisia cerebral e à má formação nos membros inferiores necessita de cadeira de rodas.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Júlio Ricardo de Faria Fiess, as famílias portadoras de necessidades sociais e principalmente pessoas de necessidades especiais que residem em edificações precárias, em condições, muitas vezes, insalubres, apresentam dificuldades em seus tratamentos, pois parte destes é realizada em suas residências.
"É neste sentido que tivemos a ideia de realizar este projeto, ajudando famílias de maneira simples, reformando e/ou adaptando ambientes e instalações das edificações que apresentam condições precárias de uso e ocupação", explicou o professor.
Segundo Júlio Fiess, o trabalho ajuda a integrar os alunos dos cursos de engenharias civil, ambiental, elétrica e arquitetura, na questão de assistência social e na questão técnica de execução de serviços, tais como projeto de levantamento das edificações, levantamento de quantitativos, levantamento de preços e orçamentos e execução de serviços de reforma.
A atividade vai envolver além dos estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura, outros da área da saúde e humanas, que estarão responsáveis por atender a família dentro de outras necessidades, como orientação nutricional e fisioterapêutica. A família será retirada da residência durante o tempo da reforma e permanecerá hospedada em um hotel. Já os materiais que serão utilizados na reforma são resultado de doações.