Debate sobre ética abre a Semana de Contabilidade

O curso de Ciências Contábeis da Unicesumar promoveu, na noite de ontem (9), a abertura da Semana de Contabilidade (SEMAC) no auditório Dona Etelvina. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para debaterem o tema deste ano, "Ética e transparência em empresas públicas e privadas", em uma conversa mediada pelo professor Gilson Aguiar.

Segundo a coordenadora do curso, Melânia Carnhelutti, o contexto sócio-político em que o Brasil está faz com que os cidadãos despertem para direitos e deveres, e a academia não poderia deixar de trazer a discussão sobre transparência. "A temática dessa semana tem um peso acadêmico muito grande, principalmente no compromisso de construir reflexões que mostrem aos alunos a importância de serem cidadãos conscientes e formadores de opinião", afirma.

De acordo com um dos participantes da noite, o auditor fiscal Odirlei Tedesco, o debate é fundamental entre os futuros profissionais. "Estamos disseminando a oportunidade para que no futuro estes alunos coloquem em prática uma ética transparente e compromissada. Que saibam que, acima da norma profissional, existe a ética como cidadão, e uma não anda separada da outra", diz.

Para o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade, Roberto Aparecido Santos, a semana acadêmica encurta o espaço entre os bancos das salas de aula e a profissão. "O aluno deve conhecer a classe a qual irá pertencer desde o primeiro ano, aprendendo os princípios éticos da profissão. É fundamental que ações como esta, realizada pela Unicesumar, aconteçam", diz.

O analista tributário da Receita Federal do Brasil, Marcos Luchiancenkol, acrescenta que apenas com a informação é possível conter a corrupção. "O cidadão sozinho não consegue fazer muito. É fundamental se organizar para conseguir eficácia. Um exemplo disso é o Observatório Social de Maringá, que acompanha o dia a dia do que acontece na cidade e tem se mostrado eficiente", afirma.

Luchiancenkol finaliza dizendo que, em geral, a sociedade quer sempre levar vantagem em diversas ações. "O que difere, muitas vezes, o ato entre o cidadão comum e o governo é a oportunidade. Mas a maioria das pessoas não pensa que o excesso de velocidade, a compra do CD pirata, não dizer que a conta do restaurante veio a menos, tudo isso que parece inofensivo, não é. Pode ser difícil mudar esse comportamento, mas é possível se reeducar, sim", conclui.

A Semana de Contabilidade acontece até sexta-feira (11), no período da noite, e conta com minicursos, palestras e apresentações culturais.