O debate sobre a violência no trânsito de Maringá, que acontece nesta terça-feira (24/08) à noite no Cesumar, está gerando grande expectativa entre os organizadores e participantes. Ontem logo pela manhã as inscrições pelo site foram encerradas porque as vagas estavam esgotadas, mas muitas pessoas ainda ligaram querendo participar. O auditório Dona Etelvina, que tem capacidade para 420 pessoas, deverá estar lotado. Além de pessoas da comunidade que se inscreveram, estarão presentes estudantes, professores, autoridades ligadas ao trânsito e especialistas da área.
A proposta de debater o trânsito da cidade parte de uma iniciativa do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cesumar e tem por objetivo promover uma reflexão sobre a responsabilidade de todos quanto a este problema, que tem gerado preocupação na sociedade. Conforme o diretor de Ciências Humanas e Sociais, Adriano Rogério Goedert, o debate é apenas o início de um trabalho de conscientização que o Cesumar quer dar continuidade. Vídeos e uma publicação impressa serão produzidos com o resultado do debate para serem levados às salas de aula do próprio Cesumar e de outras entidades interessadas.
Estarão presentes na mesa de debate o especialista em políticas públicas de trânsito, Luís Riogi Miura, o secretário de Transportes do Município, Walter Guerlles, o diretor do Sistema Viário, Gilberto Purpur, o comandante da Polícia Rodoviária Estadual da 4ª Companhia de Maringá, capitão Ademar Paschoal e o médico traumatologista Carmine Savarani. Eles terão aproximadamente três horas para responder questões dos mediadores e da platéia.
Para Luís Miura, o debate é uma boa iniciativa para envolver a sociedade. Ele disse que espera poder falar de sua experiência e chamar a atenção das pessoas para mudanças possíveis. Na opinião do especialista, a melhoria no trânsito independe de obras e projetos caros, mas parte principalmente de uma decisão da coletividade. "A sociedade precisa estar envolvida e controlar o seu próprio comportamento, assim como o poder público precisa estar convencido de que mudanças são necessárias para resolver o problema", comentou.
Já o secretário de Transportes, Walter Guerlles, disse que espera que o debate venha agregar e possa gerar situações positivas de mudança na sociedade. "Não vejo exatamente como um debate, mas como uma reunião na qual possamos receber contribuições para implementarmos na cidade. Maringá é uma cidade peculiar, com uma grande frota de veículos e cada um tem de fazer a sua parte. A convivência entre veículos e pedestres tem de acontecer com muita responsabilidade."
O I Ciclo de Debates vai acontecer no auditório Dona Etelvina (bloco 7, terceiro andar), das 19h30 às 22h30. A promoção tem apoio da Rádio CBN-Maringá, do jornal O Diário e Rádio Universitária Cesumar. A RUC fará flashes ao vivo do debate. As pessoas poderão enviar perguntas e sugestões pelo e-mail radiocesumar@cesumar.br ou pelo Twitter.