Unicesumar
Unicesumar

Design do produto pode ser diferencial competitivo

A região de Maringá acaba de ganhar seu primeiro curso superior de Design de Produto. O Centro Universitário de Maringá (Cesumar) passa a ofertar vagas para esta nova graduação na modalidade tecnológica, com prazo de duração de 2,5 anos. A primeira turma deve iniciar as aulas em março no período noturno.

O salário inicial para recém-formados é de até R$ 2 mil e com novas oportunidades, a carreira de um designer de produtos está cada vez mais promissora no País, com consumidores cada vez mais exigentes. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF), em relatório recém-divulgado que aponta crescimento no setor de 4,2% em 2010, tendo sido registrados cerca de 11 mil novos postos de trabalho.

Empresas de diversos setores estão aumentando o interesse pelo design de seus produtos, uma forma, segundo especialistas, de agregar valor aos objetos. Essa procura está causando a expansão do mercado de trabalho da profissão de designer.

Em entrevista ao G1, a presidente do Comitê de Design da Associação Brasileira de Embalagens (Abre), Gisela Schulzinger, disse que "as indústrias estão entendendo melhor que o design é uma ferramenta de marketing, um diferencial competitivo". Segundo ela, há muitos casos em que as vendas dos produtos aumentaram após a mudança da embalagem ou do design do equipamento. "A embalagem é uma ferramenta de comunicação com o consumidor", acrescentou.

Para a Associação Brasileira dos Designers de Produtos, a competitividade entre as empresas tem aquecido o mercado para os profissionais da área. "Sem investir em design nos seus produtos, fica difícil para uma empresa sobreviver neste ambiente mercadológico tão competitivo e atribulado que vem se formando nas últimas duas décadas, o que se deve em grande parte ao processo de globalização da economia", aponta a ADP em artigo publicado na internet.

Sobre a graduação

O tecnólogo em Design de Produto é responsável por elaborar e gerenciar projetos de produtos variados como: embalagens, móveis, joias, calçados, considerando a vocação regional. Trabalha em escritórios de design, empresas diversas ou autonomamente. Outras áreas possíveis de atuação estão no design de produtos de mobiliário urbano, moda, eletro-eletrônicos, cerâmica e transportes.

Últimas notícias

Categorias