O Cesumar tem hoje uma comunidade de 35 estudantes africanos. Durante esta semana, eles estão participando de atividades para lembrar o dia do Continente Africano. Uma dessas atividades é a "Mostra Afro-Brasil", que acontece no shopping Avenida Center.
Ontem na exposição (2º piso do shopping) foi dia de apresentação de músicas e danças típicas, com a presença do Grupo Cultural Tribo Bacongo, de São Paulo.
O vice-cônsul de Angola no Rio de Janeiro, Francisco Leonardo, também esteve presente e ressaltou a importância da disseminação da cultura dos países africanos para integração dos dois povos.
Bacongo lembrou que o mundo hoje está com os olhos voltados para o continente devido a realização da Copa do Mundo na África do Sul e afirmou que "isto é muito bom".
A mostra Afro-Brasil é uma promoção da União dos Estudantes Africanos em Maringá (UEAM) em parceira com a Assessoria de Promoção da Igualdade Racial do Município.
Para um dos fundadores da UEAM, o estudante Simão Diogo, é importante acabar com o estigma de que a África é um continente atrasado onde só existe pobreza. "Nós também temos desenvolvimento, muitas riquezas naturais e estamos integrados ao processo mundial de globalização", disse ele.
A mostra "Afro-Brasil" é composta por painéis fotográficos, pinturas, artesanato e trajes típicos especialmente de países como Guiné-Bissau, Angola e Porto Príncipe. Também traz imagens dos estádios que vão receber os jogos da Copa do Mundo.
A exposição vai até o próximo dia 31 e pode ser visitada de segunda a sábado das 10h30 às 21 horas e aos domingos das 14h30 às 19 horas.