Dia do Assistente Social é comemorado com evento

Um encontro com mesa-redonda sobre o tema "Controle Social, Trabalho e Cidadania", apresentação de uma peça de teatro com bonecos e entrega de lembranças a vários profissionais da cidade serviram como homenagem do Cesumar ao Dia do Assistente Social, que será comemorado na próxima sexta-feira, 15. O evento aconteceu ontem (12) à noite no auditório do bloco 6.

Para a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Marília Gonçalves Dal Bello, a homenagem foi uma forma de lembrar o relevante papel desses profissionais -  que se dedicam a defender as garantias dos cidadãos -  para a sociedade. "Por isso, nós convidamos alguns assistentes sociais da nossa cidade para virem aqui e receber a homenagem dos nossos alunos", frisou.

Na abertura do evento, o grupo Ministério de Arte Renascer fez a apresentação de uma peça de teatro utilizando bonecos e apontando os contrastes da vida. Na seqüência, aconteceu a mesa redonda com a participação da assistente social Rosalina Bérgamo, da Secretaria de Estado do Trabalho e Promoção Social (SETP) e do advogado e membro do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná, Alberto Abraão Vagner da Rocha.

Ao discorrer sobre Controle Social, Rocha citou a democracia participativa como meio de controle das ações de governo pela sociedade. Para ele, os direitos dos cidadãos estão garantidos nas leis, mas não são conquistados de forma rápida e sem participação. Quanto aos assistentes sociais, o advogado disse que são "indispensáveis para a superação da miséria e carência".

Segundo Rosalina Bérgamo, os assistentes sociais não podem perder o foco e se acomodar. Ela disse que esses profissionais "precisam ser revolucionários das políticas sociais e fazer política de assistência social libertária e não escravizante", e finalizou explicando que Ìontrole social tem a concepção de controle da sociedade sobre o estado, o que não acontece sem participação".