Unicesumar
Unicesumar

IV Congresso Internacional de Direitos da Personalidade V Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade

RECOMENDE:

Conheça Maringá

O município de Maringá, localizado no norte do Estado do Paraná, foi fundado em 10 de Maio de 1947 pela Companhia de Terras Norte do Paraná, e planejada para abrigar até 200 mil pessoas. Atualmente, de acordo com o IBGE (Censo 2010), possui aproximadamente 380 mil habitantes.

Com uma bem estruturada e dimensionada rede de hotéis, restaurantes e vários espaços para eventos, Maringá conta ainda com um parque de exposições com arena coberta e um aeroporto com linhas regulares para os principais centros do país. A cidade é sede de 14.590 empresas comerciais e 13 hospitais.
Maringá é considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil e possui onze parques florestais, estando todos dentro da área urbana.

Na área de atuação da saúde, a rede municipal conta com 23 Unidades Básicas de Saúde. Fazem parte da rede três unidades de referência em saúde mental (CISAM, CAPS AD, CAPS II), duas policlínicas que atendem consultas especializadas (Zona Norte e Zona Sul), além de um ambulatório para atendimento de DST/AIDS.

 

Turismo Regional

Catedral Basílica

Dentre seus muitos pontos turísticos, existe um que é cartão postal por unanimidade: a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. A Catedral de Maringá, como é conhecida, é o segundo monumento mais alto da América do Sul e o décimo do mundo com 114 metros de altura, mais 10 metros da cruz. É um projeto moderno e arrojado assinado pelo arquiteto José Augusto Belluci. A arquitetura arrojada foi inspirada em sua forma cônica, segundo o primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, no foguete russo Sputinik. A capacidade do templo é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas superpostas. A Catedral é toda contornada por espelho de água com fontes luminosas e chafarizes que jorram água a 5 metros de altura. Representa o símbolo da fé do povo maringaense.

Texto e foto: www.maringacvb.com.br

City Tour

Maringá possui serviço de city tour, que em aproximadamente, duas horas contempla os 13 principais pontos turísticos da cidade, além de vislumbrar os “túneis verdes” formados pela junção das copas das árvores em várias ruas e avenidas. O passeio é realizado sempre aos sábados, domingos e feriados às 15 horas com saída de frente a catedral.

Texto e foto: www.maringacvb.com.br

Mercadão Municipal

O Mercadão Municipal de Maringá é também um empreendimento e um diferencial comercial e turístico para os visitantes da Cidade Canção. Dividido em dois andares, o mercado oferece no piso inferior produtos orgânicos, frutas, verduras, carnes, peixes, frutos do mar, condimentos, artesanato, doces, salgados, vinhos, flores, entre outras mercadorias e no mezanino, um centro gastronômico divido em dois restaurantes e cinco choperias.

Texto e foto: www.maringacvb.com.br

Mesquita

Com arquitetura de característica árabe, a Mesquita Muçulmana Sheik Mohamed bem Nasser Al Ubudi teve sua pedra fundamental lançada em novembro de 1982, sendo inaugurada oficialmente em outubro de 1989. É um templo de oração destinado aos muçulmanos da região. Possui um mirante onde é possível ter uma bela vista da cidade.

Texto e foto: www.maringacvb.com.br

Monumento Desbravador

De autoria do artista plástico Henrique Aragão, o Monumento ao Desbravador foi baseado no pioneiro que aqui chegou. A nudez da escultura representa o pioneiro que nada tinha e apenas com sua força criou a cidade. O Monumento está localizado na Praça 7 de Setembro na Avenida Brasil.

Texto e foto: www.maringacvb.com.br

Parque do Ingá

A reserva florestal foi mantida desde o traçado inicial da cidade e declarada área de preservação permanente. Ocupa uma área de 47,3 hectares, e além de exercer suas funções de lazer com um lago artificial, também é um importante centro de pesquisa e prática de educação ambiental. Por suas belezas naturais, o santuário ecológico em pleno centro urbano, atrai mais de um milhão de visitantes por ano – inclusive estudantes da região e de outros Estados.

Texto e foto: www.maringacvb.com.br

Parque do Japão

O Parque do Japão ocupa uma área de 100 mil m² e tem investimento de 7 milhões de reais. Entre as atrações, o parque terá um portal de entrada, a Casa de Chá, três lagos projetados, ginásio de esportes, o jardim imperial de 46 mil m² e o Jardim de Kako, que remete o visitante à paisagem do rio que atravessa a cidade co-irmã, Kakogawa, no Japão.

Texto e foto: www.maringacvb.com.br

Teatro Calil Haddad

O Teatro Calil Haddad é o maior teatro do Norte do Paraná com área total construída de 7.836,95m² e capacidade para 800 pessoas. O espaço conta com um palco no formato italiano, com área de 112m². Essa completa infra-estrutura o credencia como um dos melhores do País. Inaugurado em 1996, o teatro leva o nome do primeiro teatrólogo de Maringá, responsável pelo surgimento dos primeiros grupos de teatro da cidade. Em seu interior há um museu que abriga o acervo de objetos da colonização, documentos e arquivos fotográficos que marcaram a história.

Texto e foto: www.maringacvb.com.br

Templo Budista

Totalmente construído em concreto e alvenaria no início da década de 1980, o Tempo Budista de Maringá conta com dois pavimentos e uma área total de 688m². Seu altar foi construído com peroba, madeira nobre brasileira, e foi utilizada a técnica de encaixe, sem o uso de pregos ou parafusos.

Texto e foto: www.maringacvb.com.br