Docentes se reúnem para discutir educação de qualidade

cristovam buarqueProfessores, diretores, coordenadores de curso, autoridades e lideranças estiveram reunidos na Unicesumar no último sábado, 17, para discutir sobre o futuro da educação do ensino superior. Focada em encontrar soluções para questões como a qualidade do ensino, evasão escolar, incentivos aos alunos, a Unicesumar recebeu o Senador da República Cristóvam Buarque, conhecido como o Senador da educação, que falou aos convidados sobre o papel do Governo Federal em ações que visam a melhoria na educação de forma geral. “Infelizmente não temos projetos transformadores no Brasil em relação à educação. Precisamos de professores mais preparados, pessoas que tenham orgulho e que realmente queiram ser professores, com melhores salários e melhores condições de trabalho”, diz. O Senador ainda ressaltou a importância do ensino de base e como este é a principal alavanca para motivar o jovem a procurar ensino superior. “Um estudante não vai querer entrar na faculdade se ele não aprendeu direito o básico, o português e a matemática”.

O reitor da Unicesumar, Wilson Matos também falou sobre a importância de um ensino superior de qualidade, e o sonho de vários jovens em cursar o ensino superior. “A educação resgata a dignidade do ser humano. Nós na Unicesumar, oferecemos essa oportunidade. Queremos ser transformadores e ajudar o jovem a traçar um futuro melhor”. A reunião ainda contou com a participação da Secretária Municipal de Educação de Maringá, Solange Lopes.

Educação no Brasil:

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países. Os resultados foram estruturados a partir de notas de testes efetuados por estudantes dos países entre 2006 e 2010. Também foi considerada pela pesquisa a quantidade de alunos que ingressam na universidade e foram empregados.

Fonte: Agência Brasil e Correio Braziliense