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Edtech da UniCesumar é referência mundial em tecnologia e metodologia exclusiva

Material pedagógico digital é focado para que o aluno EAD tenha a melhor experiência acadêmica e, por isso, possui tecnologia intuitiva com funcionalidade e recursos integrativos

 

A Vitru Educação, controladora da UniCesumar, ficou em 5º lugar no ranking global entre as 250 melhores empresas EdTech do mundo em 2024, segundo a lista das “World's Top EdTech Companies of 2024”, realizada pela revista TIME, em parceria com a Statista – líder internacional no fornecimento de dados e rankings sobre mercado e consumo. A lista considera, principalmente, dois fatores: solidez financeira e impacto na indústria. Apenas duas empresas brasileiras estão presentes na lista, sendo a Vitru a única representante do segmento EaD a ocupar essa posição de destaque. 

Mas o que torna a EdTech (abreviação de Education Technology) da Vitru e UniCesumar tão especial? De acordo com Paula Renata Ferreira, diretora da área, há dois aspectos que diferenciam a EdTech no segmento: recursos tecnológicos e metodologia. “Nosso material pedagógico digital é focado para que o aluno EAD tenha a melhor experiência acadêmica e, por isso, possui tecnologia intuitiva com funcionalidade e recursos integrativos que o levam a completar uma disciplina de maneira fluida, seja pelo formato de texto, estética visual narrativa ou conteúdo audiovisual, como vídeos e podcasts.” Essa identidade pedagógica exclusiva é chamada de Ciclo de Aprendizagem que coloca o aluno como ser ativo no processo.

Cada módulo do Ciclo de Aprendizagem, conforme ela, traz a percepção de uma prática pedagógica com base num ciclo desenvolvido pelos educadores da IES. Para isso, é dividido em sete etapas: Problematização (Conflito Cognitivo); Significação (Curiosidade Cognitiva); Experimentação (Experimental, Cognitiva e Ativa); Reflexão (Reflexão sobre a experiência); Conceitualização (Organização e emprego dos conceitos - significados); Ação (Aplicação teórico-prática - Práxis) e Avaliação (Verificação Crítica – Metacognição). Tudo isso envolto a uma estética narrativa que reúne todos os recursos tecnológicos. “No caso do livro digital,  por exemplo, há interatividade e personalização, além disso, o aluno pode fazer marcações destacando trechos para ajudar no estudo.”

Recursos tecnológicos

Dentre os recursos tecnológicos que a EdTech produz e disponibiliza aos alunos estão os livros digitais, videoaulas, podcasts, Realidade Aumentada (RA) e games. Para se ter uma ideia, os livros digitais são acessíveis a partir de qualquer dispositivo eletrônico, como computadores, tablets ou smartphones. Com um conteúdo interativo, os livros oferecem recursos de texto, áudio e vídeo. Incluem, ainda, funcionalidades de anotação, marcação e comentários, permitindo que os alunos revisem o material sempre que necessário. Já os recursos de Realidade Aumentada (RA) oferecem uma experiência imersiva através de objetos 3D que combinam elementos do mundo real com elementos virtuais, ao mesmo tempo em que proporcionam a oportunidade dos alunos explorarem conceitos complexos de forma visual e prática.

As videoaulas são oferecidas tanto ao vivo quanto gravadas, proporcionando flexibilidade e acessibilidade aos estudantes. Por trás de cada videoaula, há um extenso processo de produção, que começa com o planejamento, seguido pela roteirização, gravação e edição. Por sua vez, os podcasts funcionam como complementos das videoaulas, proporcionando aos alunos um conteúdo extra de conhecimento. Geralmente são baseados nos temas abordados nos livros digitais dos cursos, produzidos por professores, especialistas de mercado e até mesmo por meio de inteligência artificial. Por último, há os games que são jogos digitais elaborados com atenção aos detalhes de jogabilidade, gráficos, arte, narrativa, áudio, desafios e progressão. O principal propósito deste recurso é desenvolver habilidades essenciais para os alunos, tais como tomada de decisão, interpretação e raciocínio lógico.

EdTech em números

Atualmente, a UniCesumar, com sede na cidade de Maringá (PR), possui mais de 400 mil alunos espalhados em mais de mil polos em todo país. O material pedagógico segue o Ciclo de Aprendizagem, totalmente elaborado por uma equipe multidisciplinar. Uma disciplina envolve cerca de 200 pessoas no processo, que vão do professor autor, designer educacional, revisores, diagramadores, ilustradores e produtores audiovisuais, bem como equipe de infraestrutura em tecnologia.

A EdTech fechou 2023 com números expressivos: 5.980 livros; 32.679 aulas gravadas; 4.807 podcasts; 27.946 ilustrações; 489 recursos de Realidade Aumentada (RA), 2.476 trilhas de aprendizagem e mais de 4.500 temas de aprendizagem produzidos.

 

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