Com o objetivo de treinar e certificar os médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) que atuam na fiscalização e no controle para erradicação da Brucelose e Tuberculose no estado, a Fazenda- Escola da UniCesumar (Biotec) recebeu, na última semana, servidores da Gerência de Sanidade Animal (GSA) da Adapar. A ação envolveu a capacitação quanto ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – (PNCEBT), além de acentuar o papel da fiscalização e disseminar conhecimentos práticos para habilitação dos participantes junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
De acordo com o Diretor de Novos Negócios da UniCesumar, Guarary Silva, a realização reforça o compromisso da universidade em oferecer Educação Continuada, com qualidade, em diferentes áreas do conhecimento, tanto para empresas públicas quanto privadas. "A UniCesumar se orgulha de construir diversas parcerias com o estado do Paraná, através de muitas secretarias estaduais. Com a ADAPAR tivemos mais uma entrega de excelência e em sintonia com a nossa missão institucional”, disse o diretor.
Médico veterinário da Adapar e participante do treinamento, Arthur Medeiros ressalta que as ações realizadas auxiliam nas condições técnicas dos profissionais. “É extremamente importante para nós, fiscais de defesa agropecuária, pois possibilita que tenhamos condições tanto técnica quanto práticas para fiscalizar os veterinários habilitados a nível de campo”, diz.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação (PECEBT), Elenice Aparecida Amorim, reforça a importância do treinamento para o controle das enfermidades, que ainda acometem os animais de rebanhos. “Nós lidamos diretamente no controle e erradicação das doenças. É importante lembrar que ainda temos diversos casos de tuberculose. No caso dos animais acometidos, a secretaria de estado de agricultura tem indenizado o produtor e promovido a eliminação destes animais para conter a doença nos rebanhos ", completa.
Concluíram o treinamento e foram certificados 22 veterinários. As formações foram ministradas por professores da Unicesumar, acompanhados de dois coordenadores da ADAPAR, além do representando do MAPA.