Encontro de Psicologia debate ética e ampliação do papel do psicólogo

Com a proposta de debater o novo papel do psicólogo frente a diversidade social do mundo atual, foi aberto oficialmente ontem (3) à noite o 1º Encontro Regional de Psicologia, promovido pelo curso de Psicologia do Cesumar. O evento reúne estudantes, profissionais e conta com a presença de nomes expressivos das mais diversas áreas da psicologia, falando sobre ética na profissão, psicologia social, comportamental, saúde mental e religião.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor e escritor Pedrinho Guareschi, da PUC-RS, com dezenas de livros publicados sobre ética, psicologia social, mídia, comunicação e representações sociais. Guareschi falou sobre "Ética e a Formação Profissional do Psicólogo".

Para o professor pós doutor em Psicologia Social, a ética pode ser descrita a partir de três concepções do ser humano: o ser humano como indivíduo, o ser humano como "peça da máquina" e o ser humano como "pessoa-relação". Ele se deteve nesta última linha ao afirmar que "ética é sempre ética das relações".

"Eu nunca posso dizer se sou ético ou não. O outro é o fundamento da ética. Só ele pode dizer se estou sendo  ético ou não", disse o professor, ao defender a "analética dialógica", ou seja, a construção da ética por meio da conversação, do diálogo, da convivência. Guareschi critica o individualismo liberal, em que cada um decide o que é bom ou ruim.

O professor explica que a "ética é o olhar do outro" e diz que as pessoas devem parar e pensar sobre isso, porque não são as convenções simplesmente que garantem um agir ético. Segundo o palestrante, a ética deve ser colocada como instância crítica de como as coisas devem ser e por isso deve ser amplamente discutida dentro da universidade.

Importância
Ainda na abertura do evento, a coordenadora de Psicologia do Cesumar, professora Gilcinéia Santos, explicou a importância do tema proposto para o encontro. Conforme disse, a discussão sobre Íiversidade" tem possibilitado uma "reflexão a respeito do espaço que a psicologia tem buscado para ampliar a sua prática, tanto nos aportes teórico-técnico, quanto na extensão e abrangência no exercício da profissão".

A coordenadora falou também sobre as implicações ética do psicólogo ao pensar no campo da psicologia social, quando encontra possibilidades de dialogar com o campo das construções e representações sociais e destacou os desafios sobre as extensões da psicologia nas mais diversas áreas de atuações, como saúde, escolas, organizações, comunidades, clínica, instituições.

"Essas extensões nos remetem à necessidade de ampliação da atuação do psicólogo para além dos limites do consultório, colocando-nos frente à necessidade de descobrir novas formas de abordagem para antigos problemas psicológicos. Essa tarefa requer, antes de tudo, a organização interna do psicólogo para poder apreender a realidade de modo que construa respostas criativas e questões que combatam e diminuam a exclusão mental e social", concluiu.

Encerramento
O 1º Encontro Regional de Psicologia encerra-se nesta quarta-feira com a realização do 1º Encontro de Supervisores de Estágio de Psicologia, pela manhã e palestra, à noite, sobre "Intervenções Grupais na Área da Saúde". A palestra será proferida pelo professor Luiz Carlos Osório, que possui mais de vinte livros publicados na área de terapia grupal.