Unicesumar
Unicesumar

Especialista em unir arte e culinária ministra aula em pós


Profissional conceituado no Brasil com formação em cozinha, confeitaria, vinhos e restaurantes na Itália, André Genesini iniciou esta semana a disciplina Alta Confeitaria para os alunos de especialização em Gestão de Gastronomia do Cesumar. Além de atuar como consultor, escrever para revistas especializadas e estar sempre em programas de televisão sobre culinária, Genesini é professor de graduação em Gastronomia da USC de Bauru e de pós-graduação no Senac de Campos do Jordão e do Instituto Catarinense de Pós-Graduação.


Genesini estará com os alunos de pós-graduação do Cesumar em cinco encontros e diz que o tempo será suficiente para repassar-lhes grande parte do conhecimento que adquiriu com grandes mestres da culinária. Formado em Administração de Empresas, ele conta que iniciou no ramo como administrador de um restaurante em São Paulo, em 1998 e após conviver com um dos melhores chefs franceses apaixonou-se pela cozinha e resolveu ir atrás do seu sonho.


Em 2002, foi para a Itália e ingressou no Italian Culinary Institute for Foreigners – ICIF (Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros) em um curso de 6 meses, onde aprendeu muito sobre a cozinha italiana. Ainda no país, trabalhou em Turim, em um restaurante fundado em 1757, patrimônio histórico da cidade. Depois fez curso de seis meses em Confeitaria em Quiódia (próximo a Veneza), no Instituto Superior de Arte e Culinária Ituali, considerada a melhor escola italiana de confeitaria e trabalhou um ano em Milão em uma confeitaria chamada “Antiga Arte do Doce”, de Ermes Kiran, considerado um dos melhores confeiteiros italianos.


Em 2005, André Genesini voltou ao Brasil. Ele diz que seu objetivo é criar metodologias que facilitem o ensino da gastronomia. “Não tem preço ver como o aluno inicia o curso e como ele estará daqui a cinco aulas, ele melhora muito”, enaltece. Especialista em unir a arte à culinária, Genesini tem como uma das grandes especialidades o uso das flores na confecção de pratos. “A flor é usada para tudo na Europa, não só em salada, como no Brasil, mas também no preparo de carnes e massas como tempero”, comenta.


O especialista aconselha os que pretendem se destacar em uma cidade de médio porte como Maringá, a adquirirem experiência em grandes centros. “Uma coisa é você fazer comida, você pode até ganhar prêmios, mas conseguir comandar um restaurante com 50 pessoas e fazer esse pessoal funcionar, com a mesma qualidade dia e noite, só se aprende na prática. No começo talvez seja necessário ir para outros centros, se o objetivo é a alta gastronomia. Quando se volta para uma cidade pequena com experiência, tem como dar certo, é só acreditar no teu talento.”


E para os recém-formados que sonham com o sucesso, Genesini diz que é importante ousar no sonho. “Hoje quando as pessoas vão comer fora, mesmo que seja no dia-a-dia, é sempre uma ocasião especial. É preciso ter um sonho seu, de um ambiente seu, colocar a sua idéia de servir as pessoas, e isso só você pode dizer o que é. Quando tiver esse sonho, procure transformá-lo realidade e não terá como não obter sucesso.”

Últimas notícias

Categorias