O psicólogo José Laênio Loche Júnior, especialista em didática e metodologia do ensino e conferencista sobre o pensamento crítico e habilidades cognitivas em diversos estados do Brasil, ministra hoje na Unicesumar um treinamento dirigido aos gestores da instituição, diretores e coordenadores de cursos. O encontro começou às 9 horas da manhã e vai até o final do dia, no auditório do bloco 1.
O treinamento faz parte do programa de atualização da instituição, mantido com a finalidade de promover constantemente o aperfeiçoamento entre as equipes administrativa e pedagógica com vistas a uma educação inovadora e sempre melhor.
Ao abordar a Didática do Pensamento Crítico, o palestrante disse, por exemplo, que há um consenso atualmente de que o objetivo da educação é formar pessoas com autonomia, porém uma dificuldade para transpor isso para a prática.
"Como trabalhar com essa concepção em sala de aula, quando o conteúdo programático é tão puxado, o professor precisa passar tantas informações e sobra ao aluno pouco tempo para raciocinar", indagou.
Segundo o professor, a prática da memorização ainda persiste nas escolas, o que vem em desacordo ao que o próprio MEC exige na avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), por exemplo.
"O Enade hoje não avalia apenas se o aluno sabe o conteúdo, mas se sabe aplicá-lo em situações concretas. Essa essência é importante para entender as condições desse exame e também para refletirmos a respeito da forma como damos aula. Devemos partir do princípio, portanto, de que a avaliação corresponde a todo o processo didático. É neste sentido que precisamos avançar", ressaltou o palestrante na abertura do curso.