Dono da quinta maior rede de lojas de varejo do Brasil, o empresário Mário Gazin deixou exemplos para uma carreira bem sucedida durante palestra ministrada ontem à noite para estudantes do Cesumar. Sua lição principal é de que a pessoa deve estar sempre aprendendo. "Eu mesmo estou aqui para falar, mas também vim aprender. Já anotei várias idéias que vou levar para casa", afirmou o presidente do Grupo Gazin, uma holding que abriga várias empresas, de móveis a seguros e consórcio, com sede em Douradina, Noroeste paranaense.
Cerca de quatrocentos estudantes dos primeiros anos de Administração, Comércio Exterior, Ciências Contáveis e Gestão de Agronegócio assistiram à palestra, que tratou de empreendedorismo. Para Gazin, empreendedora é a pessoa que tem a vontade de fazer algo, acredita nos seus sonhos, segue objetivos, mas também trabalha muito.
Vindo de família humilde e tendo construído com o seu próprio esforço uma empresa que fatura hoje 1,2 bilhão de reais ao ano, o empresário rejeita a idéia de que a pessoa deva correr apenas atrás do sucesso. Na opinião dele, o que importa são os valores do homem. "Muitos fazem sucesso e caem quando chegam ao topo porque não tiveram consistência."
"Nos negócios é necessário agir com seriedade. Os empresários precisam também ser sinceros com seus funcionários, estabelecer metas, objetivos, mas deixar sempre tudo muito claro para que as pessoas entendam e possam se envolver", completa.
Gazin falou ainda do momento bom que vive a economia brasileira e mundial. Para ele, o mundo hoje está cheio de oportunidades. "Basta ver que daqui a cinco anos, vamos ter mais um bilhão de pessoas para consumir." Ele acredita que a economia globalizada é boa para todos e diz que o Brasil melhorou porque passou a exportar mais.
Mas dentro desta nova condição, de uma economia estável e um país mais rico, conforme observou, falta um pouco mais de comprometimento dos jovens. "Os jovens de hoje têm uma vida melhor que a da gente e esperam muito dos pais, quando na verdade deveriam olhar para aquilo que eles podem fazer."
Com bom-humor e franqueza, ele brincou o tempo todo com os estudantes, enquanto contou sua história de homem simples e empresário bem-sucedido, que hoje viaja o Brasil fazendo palestras. Esta ministrada no Cesumar foi a primeira do ano de uma série de 25 já agendadas.