Unicesumar
Unicesumar

Eventos de Comunicação mobilizam Cesumar, em novembro

Os eventos científicos assumem um papel de grande importância no processo da comunicação científica na medida em que a transmissão de idéias e fatos novos chegam ao conhecimento da comunidade científica de maneira mais rápida que aquelas veiculadas pelos meios formais de comunicação. Pensando nisso, o Cesumar está promovendo uma semana de reflexões. De 3 a 7 de novembro, três eventos serão realizados na instituição.

De 3 a 5, alunos, professores e pesquisadores de Jornalismo vão participar de VI Semana de Jornalismo do Cesumar. O tema das discussões é a Comunicação Educativa. Os veículos educativos têm sido instrumento de capacitação dos alunos de comunicação, mas sofrem muito pela desregulamentação do seu funcionamento e pela falta de financiamento. Sem contar que muitos pedidos de concessão estão presos no Ministério das Comunicações, sem autorização final do Ministro para o início de suas atividades. Por isso, essas questões serão discutidas a partir da visão de especialistas, representantes de associações da área e dirigentes de emissoras da região.

O Sistema Educativo de TV Brasileiro e seus desafios será discutido, no dia 3, à noite, pelo professor Fabiano Pereira, docente de Publicidade e Propaganda e Rádio e TV, da Unimep, e coordenador do canal universitário de Piracicaba e diretor de Comunicação da ABTU (Associação Brasileira de Televisões Uinversitárias). Em seguida, o Sistema Educativo de Rádio Brasileiro e seus Desafios será debatido pela professora Cristina Cortês, docente da UEL e diretora de radiojornalismo da Associação Brasileira de Rádios Públicas. Encerrando a noite, o professor Rozinaldo Miani, coordenador do curso de Especialização em Comunicação Comunitária da UEL, falará sobre As Emissoras Educativas e a Comunicação Comunitária no Brasil.

Na quarta-feira (4), a programação prevê a palestra O Sistema Educativo de Rádio: um panorama histórico, com Afrísio Lucas Jr., docente do Cesumar e coordenador do Núcleo de Publicidade da RUC-FM. Depois, haverá e mesa redonda Os Desafios da Comunicação Educativa na Região de Maringá. Sob a mediação da professora doutora em Comunicação pela PUC-SP, Ana Paula Machado Velho, participarão: Marialva Taques, que falará sobre O Projeto TV Universitária da UEM; Cláudio Ferdinandi, apresentando O Projeto da TV Cesumar; Elias de Paula, falando sobre a Rádio Cesumar; e Paulino dos Santos, falando sobre a Rádio UEM-FM.

A Semana será fechada na quinta-feira, à tarde. Das 8 às 18 horas, haverá apresentação de TCCs em produção e de pesquisas de egressos. O evento tem como organizadores as professoras Ana Paula Machado Velho, Cibele Abdo Rodella, Renata Lara Pimentel e Valdete São José. As inscrições devem ser feitas no site do Cesumar www.cesumar.br.

Parceria regional – Outros dois eventos, que começam na quinta-feira, dia 5 de novembro, à noite, têm como público-alvo alunos, pesquisadores, professores e pós-graduandos dos cursos da área de Comunicação: o VII Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo e o II Simpósio de Comunicação em Ambiente Digital.

O que os alunos, professores e profissionais da Comunicação fazem e pensam em termos de pesquisa e propostas de projetos na área? E em relação aos novos desafios gerados pelas mídias digitais? Estas são as perguntas que vão nortear as discussões do evento que está sendo organizado em conjunto pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar) e pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A proposta de lançar os eventos paralelos tem a finalidade de fortalecer um diálogo entre os alunos de Jornalismo e de outras áreas da comunicação, contribuindo para complementar a discussão em torno de temas de interesse acadêmico que nem sempre encontram espaço na pauta das atividades regulares dos cursos de Comunicação.

"Em relação ao VII Encontro de Pesquisa em Jornalismo, outra inovação importante este ano é que pela primeira vez ele não acontecerá na Universidade Estadual de Ponta Grossa - onde vinha sendo realizado desde sua primeira edição, em 2003. Ao transformar o Encontro de Pesquisa em evento itinerante, o objetivo é fazer com que haja uma integração maior entre pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de diferentes instituições de ensino superior do Estado que desenvolvem estudos nas áreas da comunicação e do jornalismo", explica o coordenador dos eventos, Emerson Urizzi Cervi.

A abrangência dos eventos é regional e as inscrições são gratuitas. Podem participar professores, pesquisadores, profissionais e acadêmicos de Comunicação Social e áreas afins. Estão sendo aceitos trabalhos para serem apresentados durante os eventos. Podem ser enviadas pesquisas e projetos relacionados ao Jornalismo e à comunicação digital em instituições de ensino ou pesquisa em Comunicação. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo. Informações e inscrições pelo site www.uepg.br/eventos/eprjor.  

"É importante destacar que, apesar de serem paralelos, o Encontro de Pesquisa em Jornalismo e o Comamdi estão recebendo trabalhos de forma diferenciada, porque o Comamdi aceita trabalhos de outras áreas da Comunicação, ligados ao ambiente digital. Ao abrir o site, os interessados verão que existem dois links para o envio de trabalhos, com regras diferentes, inclusive, para cada evento. É preciso ficar atento", esclarece a professora Ana Paula Machado Velho, coordenadora do Comamdi.

Últimas notícias

Categorias