Ex-estudante ganha prêmio nacional em congresso de ornitologia

A pesquisa realizada pelo ex-aluno de Ciências Biológicas do Cesumar, Willian Menq, com a comunidade de corujas da Reserva Biológica das Perobas (Tuneiras D'Oeste e Cianorte),  foi premiada no 18º Congresso Brasileiro de Ornitologia, sediado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entre os dias 6 e 9 deste mês.

Na pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de  Curso em 2010,  foram registradas oito espécies de corujas, valor que corresponde a 47% da riqueza conhecida para o Estado do Paraná. Dentre as corujas registradas, duas espécies em destaque foram o mocho-dos-banhados (Asio flammeus) e a coruja-do-mato (Strix virgata), ambas listadas no atual Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Paraná.

Durante o congresso, organizado pela  Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO) em parceria com a UFMT, foram apresentadas pesquisas com aves por pesquisadores de vários pontos do Brasil. O trabalho Strigiformes da Reserva Biológica das Perobas, Paraná, Brasil, executado pelo biólogo Willian Menq, conquistou o prêmio Helmut Sick na categoria Comunicação Oral – Estudante de Pós-Graduação.

No final do ano passado outra pesquisa realizada na Rebio das Perobas, também de Willian Menq, foi premiada em outro evento. "esses resultados reafirmam a importância da Rebio das Perobas para a conservação de espécies raras e ameaçadas de extinção", assinalou o chefe da Unidade de Conservação, Carlos de Giovanni.