UniCesumar inicia formação de professores em Google For Education

Este é o primeiro passo para que a Instituição inicie uma parceria com as tecnologias que a empresa oferece

No intuito de promover uma experiência de aprendizagem transformadora na vida dos acadêmicos, a UniCesumar iniciou nesta segunda-feira (2) o processo de formação dos docentes para a aplicação das metodologias de Google For Education no ensino dos cursos de graduação. O foco é começar com um projeto piloto no curso de Medicina, ampliando posteriormente a aplicação da metodologia também nas demais graduações da Instituição.

De acordo com a Head do Google For Education, Andrea Nery, a intenção do Google é iniciar os trabalhos para planos futuros. “Daqui para frente podemos preparar a UniCesumar para ser referência em Google For Education. Implementar a ideia de colaboração, trazendo os professores para gerenciar todo o conteúdo produzido pelos alunos”, enfatizou.

A UniCesumar irá utilizar o G Suite for Education, um conjunto de ferramentas desenvolvido para que os professores e alunos aprendam e inovem juntos. Neste sistema de aprendizagem, os professores podem criar oportunidades, simplificando tarefas administrativas (como a correção de provas, por exemplo) e desafiando os alunos a pensarem de forma crítica, por meio do conceito de colaboração e compartilhamento das informações.

“Vamos implementar a ideia de colaboração, trazendo os professores para gerenciar todo o conteúdo produzido pelos alunos. Temos uma preocupação muito grande com a transformação cultural, os professores precisam entender como a colaboração funciona. Ele é treinado, para depois poder ir, com segurança, à sala de aula, porque o aluno é um nativo da informação e precisa ser bem formado”, explicou Andrea.

Essa mudança de cultura que as metodologias sugerem são referentes à necessidade de inovar na abordagem do conhecimento para os alunos que estão entrando na graduação. Isso se deve ao crescimento das pessoas da geração Z, que já estão iniciando seus estudos. “A geração Z não tem muita paciência, porque hoje as coisas são descartáveis, o crescimento desenfreado faz com que as pessoas cresçam ‘jogando tudo fora’. Nós educadores temos que ser âncoras para eles, aprendermos a dialogar, dando um norte a esses alunos”, explicou a consultora de Google, Geovana Boer.

Realizando uma dinâmica para alertar os docentes sobre o quão desconexo somos no compartilhamento de informações entre pessoas, Geovana ainda questionou. “O que vai acontecer se não acharmos uma forma de nos comunicarmos com a geração Z? Nosso trabalho não vai ser cumprido.” A consultora alertou sobre a necessidade de aproximar-se do aluno como metodologias que sejam focadas em uma experiência de aprendizado mais prazerosa. “O aprendizado vem da motivação, o aluno se motiva com aquilo que ele gosta.”

OTIMIZAÇÃO DAS PROVAS

O passo inicial da parceria é a implantação de um novo sistema de avaliação nas turmas de Medicina. “Esse é um primeiro movimento que a Instituição está fazendo para implantar as tecnologias Google nas salas de aula, com a aplicação das provas via Google formulário”, enfatizou a Head de Formação Docente e Apoio Discente da UniCesumar, Karina Tomelin.

Sobre a avaliação, Andrea Nery explicou que o sistema utilizado pelo Google é seguro. “As provas serão realizadas de forma online com os Chromebooks, com duração limite e no modo quiosque, uma metodologia onde o aluno, ao entrar no domínio da Instituição com o seu login, realiza a avaliação sem conseguir sair para realizar pesquisas externas na navegação.”

A tecnologia potencializará o trabalho do corpo docente na preparação de conteúdos mais colaborativos, não tendo provas para corrigir em casa. “Toda a gestão de acesso do aluno e professor ficará registrada no domínio da Instituição. O aluno pode passar seis ou sete anos na Instituição e vai ter todo o portfólio acadêmico registrado também no Google Drive”, complementou a Head do Google for Education.

Além das provas, os alunos terão acesso ampliado ao espaço de armazenamento do Google Drive. Também o professor terá a possibilidade de avaliar a retenção do conteúdo após cada aula a partir de aplicação de quizz com o Google Forms. Todo o trabalho visa a comunicação instantânea com o aluno, aproximação do corpo docente e otimização do tempo.