A noite de quarta-feira, 23, teve sabores e sensações especiais para alunos e convidados no último evento gastronômico dos formandos do Cesumar. O jantar realizado no Hotel-Escola esbanjou criatividade e muita expectativa para conhecer os pratos da Gastronomia Molecular.
O momento foi único e entrou para a história do curso pois, pela primeira vez em Maringá, foi servido um cardápio molecular. A área é uma ciência iniciada em 1988 em Oxford e tem ganhado cada vez mais adeptos no País por envolver a transformação dos ingredientes por meio de processos químicos diante dos aspectos sociais, artísticos e técnicos.
De acordo com a formanda Leticia Petryszyn, houve um consenso na equipe ao optar por trazer o tema inédito no curso para o evento de conclusão de curso. "É um tema novo. Muita gente já ouviu falar e desperta muita curiosidade". Dois integrantes da equipe viajaram a São Paulo para participar de um curso específico com o chef Cacá Silva, referência nacional no assunto. Os ingredientes também vieram de fora.
Foi necessário encomendar em Brasília com uma das únicas empresas nacionais a fornecer os ingredientes moleculares. Para compor o ambiente foi montado um lounge com direito a música eletrônica, luzes coloridas, itens de laboratório e de coquetelaria, cascata de bolhas de sabão, puffs e aquários com silicone nas mesas. O clima era futurista e harmonizava com os pratos servidos durante o serviço. A sensação durante todo o evento era de ficção-científica.
A primeira surpresa estava no aperitivo, um macarrão de caipirinha servido dentro de uma taça de drink. Essa entrada aumentou a expectativa para conhecer o restante do cardápio: salada caprese (com pesto e mousses de tomate e de queijo), filé de peixe cozido a vácuo com salada de folhas, azeite em pó e esferas de limão e shoyu, filé mignon cozido a vácuo com espuma de cogumelos. A apresentação de cada prato era garantida pela própria originalidade do preparo. Era possível ver a expressão de surpresa no rosto de cada convidado e a cada etapa do serviço um integrante do grupo explicava a composição do prato.
Acompanharam os pratos três vinhos (sauvignon, chardonay e semillón), harmonizando com o peixe, a carne e a sobremesa. Para finalizar, a sobremesa ficou por conta de uma desconstrução da salada de frutas. Por meio de um processo químico foram preparadas esfera de frutas.
Segundo a líder do grupo, Renata Alves Garcia, o grupo optou por sair do lugar comum e criar expectativas. "A gastronomia molecular tem o objetivo de transformar ideias em algo palpável e palatável". A professora Christina Quental também demonstrou surpresa diante do trabalho de seus orientandos. "Tem sido gratificante, a cada turma temos uma nova surpresa. Hoje, mais uma vez, provaram que dão conta do mercado de trabalho. O grupo ousou e foi excelente", comemorou ao final do evento.
O presidente da mantenedora, professor Cláudio Ferdinandi, era um dos entusiastas da noite junto a coordenadores e professores do Cesumar. Ao término ele cumprimentou a turma de formandos. "Vocês são a vanguarda de uma área profissional muito requisitada", finalizou.
Veja mais fotos [ aqui ]