Nos dias 23 e 24 de setembro, os Grupos de Pesquisa do Programa de PósGraduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da Unicesumar realizaram seus encontros mensais, promovendo debates sobre temáticas atuais e relevantes para o fortalecimento da pesquisa acadêmica e jurídica.
O Grupo de Pesquisa “Políticas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade” e o Grupo “Instrumentos Internacionais de Efetividade dos Direitos da Personalidade” receberam a doutoranda Giovanna Alcântara, que apresentou o tema “Políticas Públicas e o Direito à Educação Superior: Os caminhos da revisão sistemática”. Na mesma reunião, a mestranda Ariana Giraldeli conduziu o debate “A mediação vítimaofensor (MVO) como instrumento de enfrentamento ao assédio moral laboral e de efetivação do direito à integridade psicofísica do trabalhador”.
O Grupo “Constitucionalização do Direito Privado, Obrigações, Responsabilidade Civil, Consumidor e Direitos da Personalidade” contou com a participação da mestranda Suelen Gomes e do doutorando João Gabriel Yaegashi, que discutiram, respectivamente, os temas “As sanções impostas pelo uso de inteligência artificial” e “Caso International Air Transport Association vs. Canada”.
Já o Grupo “Proteção Integral da Pessoa: Interações dos Direitos Humanos, dos Direitos Fundamentais e dos Direitos da Personalidade” promoveu um debate sobre experiências acadêmicas e apresentou novo projeto docente conduzido pela Prof. Dra. Andryelle Pomin.
O Grupo “Reconhecimento e Garantia dos Direitos da Personalidade” receberam o Dr. Adriano Ferreira, que abordou a temática “Direitos da personalidade e o isolamento dos amazônicos”.
Por fim, o Grupo “Sistema Constitucional de Garantia dos Direitos da Personalidade” discutiu o tema “Fundamentação da sentença e dos acórdãos no processo civil”, com a participação da Prof. Dra. Teresa Celina de Arruda Alvim.
Os encontros mensais dos grupos de pesquisa reafirmam a importância da integração entre mestrandos, doutorandos, docentes e pesquisadores convidados, fortalecendo a missão do PPGCJ - Unicesumar de produzir conhecimento científico crítico e inovador na área do Direito.