Representantes de várias instituições de saúde pública e particular participam quinta e sexta (11 e 12) da "Exposição de Experiências dos Hospitais de Maringá em Humanização". O encontro vai acontecer no auditório do bloco 6 do Cesumar e a abertura será feita por Sarita Warszawiaki, representante do Ministério da Saúde. Cerca de 230 pessoas são aguardadas. O evento é aberto apenas para convidados.
A exposição vai analisar as ações do Humaniza SUS, uma proposta que parte da Política Nacional de Humanização (PNH) e tem como finalidade enfrentar o desafio de consolidar os princípios do SUS no âmbito do município.
O município de Maringá iniciou a implantação da política no ano de 2006, com a criação de um GTH (Grupo de Trabalho Humanizado). Este GTH inicialmente era composto por trabalhadores da Secretaria de Saúde, unidades e Hospital Municipal. Depois foi agregando representantes de universidades e Conselho Municipal de Saúde. Construiu o Plano Municipal para Implantação da Política Nacional de Humanização e iniciou a operacionalização de suas ações.
O objetivo é que o programa possa ser instrumento de mudança do modelo de gestão, tanto em nível das unidades municipais como particulares de saúde, valorizando usuários, trabalhadores e gestores.
Atualmente o GTH se expandiu para várias instituições hospitalares, filantrópicas e outras, as quais participam de reuniões mensais para estabelecimento de ações.
A intenção do encontro no Cesumar é discutir essas ações e promover a troca de experiências entre as instituições envolvidas.
As palestras vão acontecer das 13h30 às 17h30 na quinta e na sexta. No primeiro dia, após a palestra de abertura, haverá representantes de três hospitais para expor as medidas que foram e estão sendo implantadas a fim de humanizar o atendimento. No dia 12, haverá a apresentação de mais quatro hospitais.