Inauguradas a nova biblioteca e a Praça do Conhecimento


Foram inaugurados sábado, no bloco 8, a nova biblioteca, a Praça do Conhecimento e o centro de convivência universitária do Cesumar. A solenidade de inauguração foi prestigiada pelo prefeito Sílvio Barros e outras autoridades municipais. Houve a apresentação da Orquestra Cesumar, do Grupo Experimental de Dança (GEDAN) e de um coral de quatrocentas vozes. Ao lado do reitor Wilson de Matos Silva e outros dirigentes da instituição, esteve presente o reitor da Unipar,  Cândido Garcia, também mantededor do Centro Universitário de Maringá.


A nova biblioteca tem 4 mil metros quadrados de área e conta hoje com 110 mil exemplares de livros CDs e DVDs. Já a praça do conhecimento é um espaço para manifestações culturais. Nela estão representados os símbolos da natureza - água, ar, fogo e terra – a Rosa dos Ventos e os quatro pilares do conhecimento: arte, filosofia, ciência e religião.


Além de servir aos acadêmicos, os novos espaços podem ser utilizados também pela comunidade externa. O reitor Wilson de Matos Silva ressaltou a importância dos investimentos para o desenvolvimento cultural e intelectual da comunidade universitária.


Segundo Wilson Matos, trata-se de uma "resposta à sociedade, às famílias e alunos que nos procuram, para os quais procuramos oferecer uma educação de qualidade". Para o reitor, "sem que as pessoas se desenvolvam culturalmente e intelectualmente e também as competências para o exercício específico de uma profissão, preparado para ser um cidadão competitivo e empreendedor, não vamos avançar como país".


O reitor falou também da sua emoção de "estar vivendo este fantástico momento do Cesumar", destacando os mais de 500 mil reais por ano investidos em livros para o acervo da biblioteca. "Esse tem sido o nosso esforço e empenho para que possamos dar  uma verdadeira contribuição ao momento histórico que vive o nosso país rumo ao conhecimento", disse ele.


Para o pró-reitor acadêmico, Cláudio Ferdinandi, a entrega dos novos espaços  teve um significado muito especial. "Considero a biblioteca o coração da instituição, já que é o centro do saber e armazenamento de toda a cultura que a sociedade produz. Espero que o novo espaço, que tem todo conforto, sirva de estímulo para que continuemos aumentando o acervo e que os estudantes possam, a cada dia, adquirir mais amor pela leitura, freqüentando este ambiente com muita vontade e disciplina, e que realmente isso contribuia para a melhoria  da qualidade profissional dos alunos que por aqui passam", concluiu.

Últimas notícias

Categorias