Intercambistas do Rotary estudam língua portuguesa no Cesumar

Um grupo de quatro intercambistas do Rotary, vindos de três países, está fazendo curso de português no Cesumar, por meio de uma parceria firmada entre a instituição e o Distrito de Rotary de Maringá. Os estudantes participam do programa PSL (Português como Segunda Língua), que é oferecido pelo curso de Letras do Centro Universitário de Maringá.

O curso tem duração de uma semana com período integral, tempo em que os estudantes (três mulheres e um homem) não só frequentam os laboratórios da faculdade, como mantém contato com a língua por meio de passeios, visitas culturais e conhecimento da culinária local, sempre com o acompanhamento e orientação de um professor.

Segundo a coordenadora do PSL, Leoné Astride Barzotto, a intenção é que os
intercambistas aprendam não apenas a língua, mas conheçam peculiaridades do povo brasileiro e da nossa cultura.

As estudantes Amanda Bryant, de Nova Zelândia, Nattali Lissith Orozco Camargo, da Venezuela, Cameron David Jones e Ângela Susan Sansom-Daly, da Austrália, farão intercâmbio de um ano no Brasil, sendo que dois ficarão em Maringá e dois em Terra Rica.

Ângela e Amanda, ainda compreendendo pouco do português, disseram ter gostado de
Maringá e da simpatia dos brasileiros. Já para Nattali e Cameron, que vão para Terra Rica assim que terminarem o curso no Cesumar, "a experiência vai ser importante em uma cidade pequena, onde as pessoas são mais acolhedoras".

O PSL é um projeto que a partir de 2009 será ofertado duas vezes por ano, em
fevereiro e em agosto, aos intercambistas do Rotary para uma imersão desses jovens na língua portuguesa.