IV Encontro dos Profissionais de Engenharia e Arquitetura

Conhecidos no Brasil e no exterior, o engenheiro Bruno Contarini e o arquiteto Manoel Coelho são donos de carreiras profissionais de grande destaque e sucesso e estarão em Maringá, na sexta-feira, para contar um pouco das suas histórias, fazendo palestras no IV Encontro dos Profissionais de Engenharia e Arquitetura, organizado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM), com apoio do Crea-PR e do Cesumar.
O evento, realizado pelo quarto ano consecutivo, pretende difundir as experiências de sucesso dos profissionais da engenharia e arquitetura, convidando alguns dos mais famosos e conceituados profissionais do país para contarem um pouco das suas histórias de sucesso.

Foi assim nos anos anteriores, com Bruno Contarini, o arquiteto José Carlos Bellucci, filho do arquiteto José Augusto Bellucci, que projetou a Catedral de Maringá e o Grande Hotel, dentre outros projetos em Maringá, e a arquiteta Maria Elisa Costa, filha do arquiteto Lucio Costa, que projetou Brasília.

2007
Bruno Contarini está de volta. Depois de participar do I Encontro dos Profissionais, ele se apaixonou pela cidade e passou a manter contato intenso com a AEAM e os profissionais. Ele fez os cálculos estruturais da ponte Rio-Niterói e quase todos os cálculos das obras do genial Oscar Niemeyer. No encontro desse ano ele fará uma palestra sobre “A parceria entre o engenheiro e o arquiteto”.

O arquiteto Manoel Coelho, nascido em Florianópolis, mudou-se para Curitiba no começo dos anos 60, para fazer o vestibular para arquitetura. Ele é o autor da logomarca de Curitiba e criador do projeto de mobiliário urbano da capital, aplaudido, premiado e adotado em várias cidades do mundo.

Em Curitiba, não conseguiu ingressar na faculdade de Arquitetura, tendo ingressado no curso de Artes Plásticas da FAP. Além de aprender a desenhar, foi colega do hoje artista plástico, Juarez Machado.

Em 1962 é inaugurado o curso de Arquitetura e Urbanismo na UFPR, no qual Manoel Coelho ingressa, vindo a ser colega de alguns futuros arquitetos paranaenses, como Domingos Bongestab e Jaime Lerner. Recém formado, trabalha no IPPUC, sendo logo em seguida chamado a ser professor de projeto na UFPR.

Em 1971, abre seu próprio escritório de arquitetura, o MCA, sendo que nesse mesmo ano trabalha no projeto de sinalização e na logomarca da Rodo ferroviária de Curitiba.

Em 1974 inicia-se uma parceria bem sucedida com a PUC-PR, trabalhando na reformulação do campus, criação do logotipo, projeto dos novos laboratórios, culminando no projeto mais importante, a Biblioteca Central da PUC-PR.
Manoel Coelho será o profissional homenageado esse ano.

O Encontro
O encontro será aberto na sexta-feira, dia 23, às 8h30min, no auditório do Crea-PR, em Maringá, à Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1139.

Às 9 horas, o engenheiro Bruno Contarini fará a palestra “A Parceria entre o Engenheiro e o Arquiteto”.

Às 10h30min o arquiteto Manoel Coelho fará uma palestra, contando um pouco da sua história e sucessos. Logo depois ele será homenageado, pelo importante trabalho desenvolvido na sua carreira.

As inscrições podem ser feitas na AEAM, pelo telefone (44) 3031-0011.

Manoel Coelho

Principais Obras:
Criação da logomarca da cidade de Curitiba.
Logomarca comemorativa dos 300 anos de Curitiba.
Mobiliário Urbano de Curitiba.
Reformulação do campus da PUC-PR.
projeto do campus do Centro Universitário Positivo – UnicenP.

Premiações
1965 - segundo colocado na 8ª Bienal de Artes Plásticas de São Paulo.
1996 - prêmio "Bicho do Paraná".
1996 - troféu "Memória do Arquiteto", concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
1997 - prêmio pelo conjunto de obras expostas (Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campi Curitiba e São José dos Pinhais), durante o XV Congresso Brasileiro de Arquitetos Oscar Niemeyer.