Jornada de Design debate regulamentação e criação


Com dois temas dos mais importantes para aqueles que em breve vão estar no mercado de trabalho – Criação e regulamentação da profissão – foi aberta ontem à noite a Jornada de Design da Unicesumar.  A coordenadora do curso, professora doutora Berna Valentina Valderrama e o diretor do Centro de Ciências Exatas e  Tecnológicas, Valdecir Bertoncello, fizeram a abertura oficial do evento.

A  Jornada conta com uma programação de palestras e minicursos que vão até amanhã (quarta-feira) à noite.  Valdecir Bertoncello observou que o mercado atual para os profissionais de design de interiores encontra-se bastante ativo, em função do crescimento da construção civil no país, e solicitou o empenho dos estudantes para aprofundarem conhecimento e fazer a diferença no trabalho.

Mas ainda que o mercado esteja aquecido, há uma questão pendente na área, conforme disse o primeiro palestrante da noite, o design de interiores Paulo de Oliveira, um dos grandes articuladores no país pela regulamentação da profissão. 

 Mesmo que há mais de 20 anos a atividade de design de interiores (denominada antes de Decoração) esteja instituída - inclusive com a oferta de cursos superiores reconhecidos pelo MEC – e movimente no Brasil 60 bilhões de reais por ano, não existe ainda a lei que regulamenta a profissão.

Especialista em iluminação e dono de um blog (Design: ações e críticas) que se tornou referência para defender e pensar as questões da área, Paulo Oliveira lembrou que esta é uma luta antiga e que muitos projetos já passaram pelo Congresso, mas foram infrutíferos.

O projeto de lei atual que busca regulamentar a profissão é o de número 4692/2012, do deputado Ricardo Izar, de São Paulo.  O PL será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Na sequência da palestra de Paulo Oliveira, quem falou aos participantes da Jornada foi a arte-educadora e professora da UEM Annelise Nanni da Fonseca. Ela discorreu sobre "Comunicação, Criação e Imagem" e chamou a atenção para que os profissionais de design estejam atentos às mudanças da moda. "A moda é um fenômeno que domina tendência, que domina comportamento, que domina consumo. Hoje em dia, tudo acompanha tendências e é preciso decodificar nas imagens as tendências para ser um bom profissional" , concluiu ela.

Últimas notícias

Categorias