Três estudantes do Cesumar vão ter seus trabalhos expostos este ano no Circuito Internacional de Arte Brasileira, que vai ser apresentado nas cidades de Budapeste (Hungria), Amsterdã e Haia, na Holanda, nos meses de agosto e setembro e, em Maringá, no mês de outubro.
Os trabalhos foram classificados pelo concurso "Jovem Talento", promovido pela instituição como forma de incentivo aos seus alunos e ex-alunos de artes visuais, arquitetura, turismo, moda, jornalismo, web design, publicidade e propaganda, engenharia ambiental, engenharia civil, gastronomia e design de interiores.
O Circuito Internacional de arte Brasileira é promovido há 17 anos pelo Colege Arte, de Belo Horizonte, e já promoveu artistas brasileiros em países como Inglaterra, Espanha, Portugal, Áustria, Grécia, França, Itália, China, Tailândia, República Tcheca, Eslováquia, Republica Dominicana, Trinidad e Tobago.
O objetivo dos organizadores é identificar, selecionar e divulgar a riqueza e a diversidade da produção artística nacional, numa mostra itinerante de artistas brasileiros, selecionados por uma equipe de curadores em 22 estados brasileiros.
Curadora no Paraná e também coordenadora do curso de Artes Visuais do Cesumar, a artista plástica Deborah Kemmer propôs aos gestores da instituição a organização de um concurso para a revelação de talentos entre alunos e ex-alunos.
Foi organizado assim o concurso "Jovem talento", que recebeu a inscrição de 358 obras de 179 autores. Os participantes puderam inscrever trabalhos nas modalidades de escultura, pintura em óleo sobre tela, acrílica, aquarela, pastel, carvão, gravura, grafite, desenho, projeto artístico digital ou manual, arte digital e fotografia. Duas obras deveriam ser inscritas dentro da cada categoria escolhida.
Classificação
"Os jurados tiveram dificuldade para analisar tantos trabalhos de boa qualidade", revelou a professora Deborah Kemmer. Os critérios de análise foram a coerência das duas peças produzidas, a proposta de representação do Brasil, uso das cores, essência da criação, representação e a subjetividade contida na arte.
Os três melhores trabalhos, que irão receber como premiação do Cesumar o pagamento das despesas para participar do Circuito Internacional de Arte, são de Mateus Vinícius Santos da Silva, que produziu duas peças de arte digital; Alexandre Faila, com fotografia e Francislaine de Campos Garcia, com óleo sobre tela.
Além dos três classificados, a comissão julgadora reconheceu o trabalho de três outros estudantes que ficaram próximos de ganhar o prêmio. São eles: Ana Cláudia Fernandes Rissato, Elias Ferreira e Felipe Halison Pires dos Santos.
Circuito
Segundo a curadora no Paraná, o Circuito Internacional é uma "oportunidade real" para muitos talentos da arte contemporânea que às vezes se encontram escondidos e precisam de uma chance para divulgar seu trabalho e deslanchar. "Hoje, muitos dos artistas lançados pelo Colege Arte comercializam suas obras inclusive no exterior", disse ela, ao lembrar que a mostra costuma ser visitada por machands e apreciadores de artes.
Além dos trabalhos classificados pelo concurso "Jovem Talento", Deborah Kemmer disse que tem outros autores do Paraná que irão participar do Circuito.
Conheça aqui as obras selecionadas.