Um mutirão reunindo os quatro juizados especiais de Maringá acontece nesta tarde (7) no saguão do bloco 8 do Cesumar. A ação faz parte da 7ª Semana Nacional de Conciliação, que está programada para acontecer no período de 7 a 14 de novembro e tem por objetivo abreviar o tempo dos processos.
Noventa audiências foram marcadas para acontecer durante o mutirão no Cesumar, todas relativas a contratos bancários. Em toda Maringá estão previstas 782 audiências. Em caso de acordo entre as partes, a homologação é feita na hora e, do contrário, já é dada a sentença.
De acordo com a juíza Liege Gouveia Bonetti, do 3º Juízado Cível de Maringá, "vivemos em uma cultura que não aceita tão facilmente a conciliação", mas ainda assim ela diz esperar um aumento no número de acordos em relação a anos anteriores.
O índice no Paraná no ano passado ficou abaixo da média nacional. Foram realizadas 3.750 audiências no Estado, durante a semana de conciliação, das quais 28,1% resultaram em acordos, contra 48,3% do índice nacional.
De acordo com informações do Tribunal de Justiça do Paraná, quase todas as comarcas do Estado vão aderir este ano à Semana Nacional de Conciliação.