"A única coisa que ninguém tira da gente é o conhecimento, é aquilo que a gente aprende, é a nossa educação, isso é o patrimônio real"
Um dos principais atores da televisão e do cinema nacional dos últimos anos, Lázaro Ramos, esteve em Maringá para gravar a nova campanha publicitária da educação a distância da Unicesumar. Após terminar seus trabalhos para a instituição, falou sobre a importância que a educação teve em sua vida e sobre seus próximos trabalhos.
Lázaro é um incentivador da cultura, criou no ano de 2008 um projeto chamado "Ler é Poder", uma ação de incentivo à leitura para comunidades carentes de Salvador, que está em vigor até hoje por meio de quatro centros de leitura. "Eu criei este projeto, pensando em dar possibilidade da pessoa ter acesso a um livro e se educar", explica ele.
O ator diz que fazer uma campanha para uma instituição de ensino, é alertar as pessoas, mesmo sendo uma comunicação publicitária, que hoje em dia é possível ter acesso à educação de outras maneiras, como a educação à distância, por exemplo, que é uma metodologia de democratização do ensino. "Para mim, a única coisa que ninguém tira da gente é o conhecimento, é aquilo que a gente aprende, é a nossa educação, isso é o patrimônio real", afirma o ator quando fala sobre educação.
Lázaro também falou sobre seus trabalhos. Atualmente, está no Rio de Janeiro como diretor e ator da peça infanto-juvenil "A menina Edith e a velha sentada". Para 2014, estreia dois filmes: "Vendedor de Passados", baseado em um livro de José Eduardo Agualusa, dirigido por Lula Buarque de Hollanda, no qual é protagonista com a atriz Alinne Moraes. O outro filme chama-se "Orquestra de Heliópolis", baseado na história da orquestra de Heliópolis de São Paulo, onde representa um professor de violino.
Segundo o gerente de marketing da EAD Unicesumar, Harrisson Brait, o ator Lázaro Ramos foi escolhido para as campanhas da educação à distância, por ser uma personalidade com grande engajamento social, simpatia e prestígio com o público. "No contato com o Lázaro, vimos que ele é de fato uma pessoa muito comprometida com as questões sociais, culturais e educacionais do país", comentou Brait.