Livro é lançado para elucidar a espiritualidade cristã na história

"Nada melhor do que voltar às fontes do passado para entender o que é realmente a espiritualidade cristã."

Integrando a programação do I Encontro do GT Nacional de História das Religiões e Religiosidades que acontece no Cesumar e é promovido pela ANPUH (Assossiação Nacional dos Professores Universitários de História), o professor Ronaldo de Paula Cavalcanti, proferiu palestra e lançou o livro "Espiritualidade Cristã na História" - Das origens até Santo Agostinho. Segundo o escritor, o objetivo do livro é oferecer uma amostragem da rica e plural espiritualidade cristã para que o homem encontre seu lugar espiritual, estimulando a comunhão, a partilha e a unidade. Referência nacional em estudos da religião, Ronaldo Cavalcanti é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, doutor em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha) e pós-doutorando em História das Idéias pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor de Teologia e Ciências da religião na Universidade Presbiteriana Mackenzie e leciona aula ao curso de Teologia do Cesumar como professor convidado. Em entrevista, Cavalcanti falou sobre seu livro e sobre a espiritualidade cristã na história e hoje.

Como pode ser interpretada a espiritualidade cristã na história?

Ronaldo Cavalcanti – A espiritualidade cristã deve ser interpretada tendo uma participação direta na história. Condicionada, ela reflete o momento cultural, histórico em que foi produzida.

Qual é a intenção do seu livro?

Ronaldo Cavalcanti – A intenção fundamental é oferecer ao público brasileiro uma base do que seja realmente a espiritualidade cristã e como ela se desenvolveu ao longo dos séculos. São 2 mil anos da história da igreja cristã, mais a tradição judaica que também está contemplada no livro. Desta maneira, há uma elucidação de como as tradições nasceram, se desenvolveram e como podem ser experimentadas hoje.

Como o livro foi organizado?

Ronaldo Cavalcanti – Em três grandes partes, cada parte com dois capítulos. Os dois primeiros relatam a parte biblíca, antigo e novo testamento. O terceiro e quarto capítulos tratam sobre a primeira parte da era dos Patrícios, séculos II e III da Era Cristã e a última parte, com dois capítulos totalmente voltados para Santo Agostinho. Santo Agostinho é como se fosse então a grande síntese da espiritualidade cristã antiga.

O seu livro pode levar o leitor a uma melhor compreensão do mundo e da igreja hoje?

Ronaldo Cavalcanti – A igreja hoje padece de anacronismos, padece de má compreensão, de legalismos, de fundamentalismos, então nada melhor do que voltar às fontes do passado para entender o que é realmente a espiritualidade cristã. Se a gente fizer isso não resolveremos todos os problemas, mas vamos ser muito mais generosos, muito mais tolerantes com as pessoas que pensam diferente da gente. Um dos problemas centrais hoje é a falta de entendimento e dialógo entre as pessoas que pensam diferente e a espiritualidade quebra essa parede que impede as relações interpessoais, ela abre o coração das pessoas para uma convivência muito mais tolerante.