MBA-Executivo aprende segredos do Marketing

Os alunos de Pós-Gadruação MBA-Executivo do
Cesumar tiveram sexta-feira e sábado, aulas de Fundamentos de Marketing I com o
professor Fernando Roberto Santini, PhD em Filosofia em Administração de
Negócios, pela Florida Christian University, dos EUA.

Durante sua aula, Santini explicou que
existem vários fatores que levam os indivíduos a comprar algo. Segundo ele, a
personalidade e a percepção é o que mais conta na hora da compra. Ele usou como
exemplo uma pesquisa feita na área de psicologia, que mostra que 95% do que as
pessoas consomem é pela emoção, já as empresas, consomem com 100% de razão.

Em entrevista, o professor Santini ressalta
aspectos importantes que as empresas têm de ter para atrair consumidores e
obter sucesso no mercado.

Qual
deve ser a maior preocupação das empresas hoje em dia?

Atender
o cliente, entender o que ele quer. Quanto mais eu conhecer o cliente, mais
fácil será atendê-lo naquilo que espera, atender suas expectativas.

Como
ter um marketing eficiente?

Atendendo
a expectativa do cliente. Não é só eficiente, ele tem de ser eficiente e
eficaz, tem de atender às expectativas, ter capacidade de atender à demanda. O
marketing não é só aquela parte visível dele, marketing é muito mais, você tem
toda uma preparação, o conhecimento que você adquire, a integração dos vários
departamentos que a empresa tem, a somatória de todo esse esforço é que vai
atender o cliente. O marketing não é mais um departamento, é inerente à própria
organização.


para sobreviver hoje em dia se a empresa não estiver em constante mudança?

Não,
assim a empresa morre. Se você entender mudança como se atualizando, mesmo a
empresa sólida tem de estar sempre se atualizando. Seja no seu aspecto
gerencial, organizacional, entre outros. No mundo nada mais pára, você tem de
estar sempre em movimento.

De
que forma a empresa pode garantir a sua permanência no mercado?

Se
adaptando. A mudança é muito grande e rápida hoje, você dorme de um jeito,
acorda de outro. O mercado é mutável.

Como
você vê a empresa brasileira dentro do mundo globalizado?

Apanhando
muito. Algumas empresas se destacam em algumas áreas, outras estão engatinhando
nas áreas delas. Mas principalmente, a empresa brasileira precisa aprender a
respeitar o consumidor como as empresas internacionais respeitam. Se ela
conseguir respeitar o consumidor e atender às suas expectativas, a empresa
consegue se consolidar em qualquer país do mundo. Ela vai enfrentar resistência
em alguns países, facilidade em outros, vai enfrentar uma concorrência muitas
vezes desleal de algumas empresas que estão sediadas em países que não têm uma
carga tributária muito alta, mas ela precisa ir para o mercado. Existem
empresas brasileiras adquirindo empresas lá fora, aumentando sua participação
no mercado. Na área de indústria pesada, existem muitos brasileiros se
projetando lá fora porque têm esse pensamento, de atender o seu cliente,
expandir fronteiras e investimento.

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