Uma iniciativa do curso de Educação Física do Cesumar levou conhecimentos e movimento para as salas de aula de duas escolas. É a Mostra de Cultura Brasileira, um projeto desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino do curso de licenciatura desde 2007.
Nesta quarta-feira (25), o Colégio Objetivo participou das atividades. Os alunos prepararam quatro estações temáticas, uma por sala de aula, unindo informações e atividades físicas para as crianças do ensino fundamental.
Os temas escolhidos pelos próprios acadêmicos incluíam a cultura indígena, a paçoca, Sítio do Picapau Amarelo e brincadeiras de infância. Este último resgatou a prática dos jogos clássicos como bola de gudes, bilboquê, pião, amarelinha, elástico e a brincadeira de pular corda para crianças da geração da internet e do videogame. A escolha acertada garantiu a atenção e participação das crianças; muitas desconheciam tais atividades.
Na estação do Sítio os alunos lembraram às crianças sobre a importância do hábito da leitura por meio de uma encenação com personagens de Monteiro Lobato. Outro grupo trouxe um pilão para demonstrar o processo artesanal de produção da paçoquinha. No multimídia foi passado um vídeo com um chefe de cozinha que auxiliado por crianças demonstrava o passo-a-passo para fazer o doce. De rostos pintados, os alunos fizeram uma exposição de hábitos e competições das tribos indígenas como o cabo de guerra.
A coordenadora do curso de Educação Física, Jacqueline Nunes, acompanha de perto a realização do projeto. "É a oportunidade de levar o conhecimento adquirido ao longo do bimestre para as escolas", diz ela. Durante a visita às escolas, os alunos são avaliados e orientados também pela professora e coordenadora de estágio, Joelma Montelares.
À noite, a parada da mostra foi no Colégio Estadual Vinícius de Moraes. Os alunos de 7ª série ao ensino médio conheceram a Literatura de Cordel, Folia de Reis e outros temas folclóricos. "Levamos temas relacionados ao Enem para despertar maior interesse dos alunos. Como a faixa etária do público é maior buscamos outra abordagem", explicou Jacqueline.
Pelo menos 80 alunos do Cesumar estiveram presentes durante a realização da mostra.