Unicesumar
Unicesumar

Museu Cesumar abre na próxima quinta-feira


Na próxima quinta-feira (3), o Museu Cesumar estará aberto para visitação da comunidade. As três unidades, o Museu Interativo, uma obra moderna que agrega os recursos da tecnologia digital para contar a história de Maringá, desde a sua colonização aos dias atuais; a Casa do Pioneiro, que preserva as construções e hábitos dos colonizadores; e a Tulha da Cafeeira Santo Antônio, marco da cafeicultura no passado, compõem a estrutura que apresenta a história da colonização até os dias de hoje de Maringá e região. 

Grandes grupos de visitantes, como os de escolas e entidades, já podem agendar uma data para conhecer as instalações com a coordenadora do museu, Tatiane Cruz, pelo telefone (44) 3027-6360 e pedir o ramal 694. O passeio completo por todas as construções e estações acontece, em média, em uma hora e meia.

A Casa do Pioneiro é uma montagem original do ano de 1953. Construída na rua Guarani, no Maringá Velho, e pertencente à família do pioneiro Shozo Arai, foi adquirida pela instituição e transferida para o campus, recebendo todo trabalho de restauração do curso de arquitetura e urbanismo. No interior, está  decorada com móveis de época e agrega também 180 peças antigas doadas por pioneiros. Há aparelhos de rádio, telefone, máquinas de costura, ferro de passar roupa, louças e peças de roupas, entre outros. Entre as relíquias, está, por exemplo, uma cadeira em madeira utilizada pelo primeiro prefeito da cidade, Inocente Villanova, em seu gabinete.

Já a tulha de café é uma edificação em madeira peroba.  Construída originalmente em 1949, integrava a Cafeeira Santo Antônio e estava localizada na Avenida Mauá, em Maringá. Primeiramente, recebeu o nome de "Máquina de Café Sampaio e Jubilei" e depois passou por alterações de nome.  Em 1965, foi adquirida pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e operou normalmente até a década de 1980. Na década de 1990 passou pelo processo de paralisação das atividades. Desmontada, ficou sob a guarda da Cooperativa Cocamar,  que a transferiu ao Cesumar para ser preservada no campus. Internamente, a tulha possui objetos, painéis fotográficos e cenários que relembram a época da cafeicultura.

O Museu Interativo é composto por várias estações onde as pessoas poderão assistir a vídeos contando desde o início da colonização da região Noroeste do Estado, por volta de 1920, à fundação e desenvolvimento de Maringá, até os dias de hoje. O Museu também terá terminais de computadores para pesquisa sobre a história da cidade, ambiente virtual e uma sala de cinema onde será exibido um filme em 4D sobre a Maringá de hoje, além da galeria dos prefeitos de Maringá e de um espaço para exposição itinerante. A primeira exposição será de Kenji Ueta, um dos primeiros fotógrafos a se estabelecer na cidade. A exposição "Um olhar fotográfico no passado" é composta por 17 fotos em tamanho 1m X 2m que mostra pontos da cidade no passado e no presente.

O Museu Cesumar ficará aberto de segunda à sexta-feira das 8h30 às 12h15 e das 14h às 17h45. Aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Últimas notícias

Categorias