O novo papel das Empresas Familiares abordado no MBA Executivo

“As empresas familiares têm passado por uma tranformação que permite entender o estilo da gestão organizacional como condição fundamental para que o empreendimento tenha sucesso e o formato da administração tenha cunho profissional”. Este o pensamento do PhD em administração, professor de graduação e pós-graduação, consultor especializado em empresas familiares, Domingos Ricca, de São Paulo, que esteve no Cesumar no último final de semana ministrando aulas de Gestão de Empresas Familiares II no curso de pós-graduação em MBA Executivo III. Autor de livros sobre os temas empresa familiar e marketing de varejo, sócio - diretor da DS Consultoria Educacional e Empresarial e diretor da Revista Empresa Familiar, Ricca concedeu a seguinte entrevista.

Em sua opinião, qual a importância da profissionalização das Empresas Familiares no Brasil?

Domingos Ricca – O grande diferencial hoje é a idéia do fundador perpetuar seu negócio. A profissionalização faz parte do processo da perpetuação do negócio. Onde há profissionalização você têm a sucessão automaticamente.

Como o senhor enxerga o crescimento das empresas familiares em relação à grande geração de empregos?

Domingos Ricca - As pequenas e médias empresas familiares, que hoje são 80% das empresas, são geradoras de renda no mundo inteiro. Com o crescimento dessas empresas, há necessidade de buscar novos profissionais, novas pessoas para trabalhar e isso faz com que os empregos aumentem.

Como a escolha de um parceiro pode interferir na Empresa Familiar?

Domingos Ricca - A escolha do parceiro tem a ver primeiro com a cultura da empresa e o valor dela. O fundador não traz parceiros que não sejam baseados na sua cultura e no seu valor, porque senão foge daquilo que ele desenvolveu, do sonho dele, da realidade dele. Ele jamais traria um parceiro que não atendesse ao conceito de crescimento e credibilidade que ele tem.

Quando não há ninguém apto na família para assumir o comando da empresa, qual é a solução?

Domingos Ricca - É você montar um conselho administrativo, trazer os herdeiros ao conselho para que eles entendam o que é a empresa, pois eles são os herdeiros hoje e serão os sócios amanhã, e aí trazer um profissional de fora que tenha a noção da empresa, de sua cultura e objetivo, para poder desenvolver o trabalho dentro de empresa.

Qual a importância da introdução do tema Empresas Familiares nos cursos de Administração?

Domingos Ricca - É importante que os cursos de Administração tenham uma cadeira sobre empresa familiar, pois hoje este tipo de gestão não se concentra mais nas grandes organizações, sempre discutidas nos cursos. É importante discutir a regionalidade das empresas para que o aluno saia do curso preparado para atuar nas empresas locais.

Qual o futuro das empresas familiares?

Domingos Ricca – É um grande negócio que está na ativa e vai continuar gerando renda e emprego. No mundo hoje você têm uma faixa de 80% de empresas familiares, então não tem jeito, elas sempre continuarão a existir.