Com um repertório de músicas eruditas e populares a Orquestra Filarmônica Cesumar se apresentou ontem (8) no espaço cultural da Acema, no 21º Festival Nipo-Brasileiro. O maestro Davi Oliveira ficou muito feliz com a participação e apoio do público durante a apresentação. "O festival Nipo é muito interessante, existe um respeito muito grande pelo público, apesar de ser um momento de descontração com a família", comenta.
O público presente aplaudiu de pé a apresentação, que trouxe no repertorio músicas do Concerto da Independência. A seleção foi de Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Eu sei que vou te amar), G. Peixe (Mourão para Orquestra de Cordas) a Shore (A sociedade do Anel – do filme Senhor dos Aneis). Verdi (La Donna è Mobile, da Ópera Rigoleto, interpretada pelo tenor Enilton Cavalcanti), Bach (Jesus Alegria dos Homens, da Cantata 147), Wagner (Grande Marcha da "Suite Tannäuser"), Lara (Granada Ïantasia Espanhola", interpretada por Marcus Geandré), L. Fernandez (Batuque) e o Hino à Independência.
Para a estudante Caroline Santos, que assistiu pela primeira vez uma apresentação da orquestra, a apresentação foi surpreendente e o repertório muito bem selecionado. "Nunca pensei que seria tão prazeroso ouvir a apresentação de uma orquestra, principalmente, tocando Shore", afirma.
O Festival Nipo-Brasileiro é um evento de promoção da cultura nipônica em Maringá e vai até o dia 12 de setembro. O Cesumar está presente com um estande temático e apoia o festival.