Este ano, pela primeira vez, o espetáculo “A Paixão de Cristo”, tradicionalmente apresentado pela Catedral Nossa Senhora da Glória, terá as falas dos atores e as músicas ao vivo, ao contrário dos anos anteriores quando eram utilizadas gravações. A Orquestra Filarmônica Cesumar e um Grupo Vocal serão responsáveis pela musicalização do grandioso espetáculo, que acontecerá pelo quarto ano consecutivo.
Segundo o produtor artístico, Anselmo José, a Orquestra e o Coral estarão posicionados na base do palco, como em uma sessão de ópera. “A sugestão para que fizéssemos todo o espetáculo ao vivo veio do prefeito Sílvio Barros. Nós a acatamos e ao conversarmos com o regente da Orquestra Cesumar, fomos prontamente atendidos”, conta Anselmo.
Para o maestro da Filarmônica Cesumar, Davi Oliveira, responsável pelos arranjos e a orquestração das dezessete músicas que serão executadas durante a encenação, este é um dos trabalhos mais importantes da Orquestra, que completa quatro anos de atividades neste mês, com a marca de cem apresentações em Maringá e região.
Anselmo José disse que teve de alterar alguns aspectos do roteiro da peça para fazer a adaptação entre a parte teatral e musical. As músicas do espetáculo são tradicionais, conhecidas tanto na igreja católica quanto evangélica. “Segura na mão de Deus”, “Salmo 22 (Pelos Prados e Campinas)” e “Coração Santo” estão entre as mais conhecidas. “Nas mãos de Davi Oliveira, ganham uma nova roupagem”, comentou Anselmo. O repertório inclui ainda canto gregoriano e duas músicas em latim, “para que possamos nos remeter à época de Cristo”.
No espetáculo haverá sete cenários, divididos em três palcos, com um total de 600 metros quadrados. Cerca de quatrocentas pessoas entre atores e músicos estarão envolvidos na apresentação, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de abril. Os atores são todos amadores, integrantes da Renovação Carismática Católica e da comunidade.
Quem quiser conferir de perto o desenvolvimento do trabalho, que irá culminar com as apresentações na Semana Santa, pode acompanhar os ensaios durante esta semana à noite na parte externa da catedral. Segundo o diretor, como o número de participantes no espetáculo é muito grande, haverá apenas três ensaios gerais envolvendo atores e músicos, na semana que vem.