Orquestra e Coral Unicesumar apresentam"Concerto da Independência" neste domingo


Em comemoração à data histórica da Independência do Brasil, a Orquestra Filarmônica e o Coral Unicesumar apresentam no próximo domingo (8), o tradicional "Concerto da Independência", a partir das 20 horas, no palco do Teatro Calil Haddad.

Segundo o maestro Davi Oliveira, o "Concerto da Independência" tem o objetivo de trazer à memória das pessoas algumas belas obras nacionais do repertório sinfônico e exaltar também o patriotismo, quando da execução do Hino Nacional e do Hino da Independência. "O concerto é um tributo à Pátria como forma de lembrar ao povo brasileiro as riquezas do país através da música."

Um dos destaques da noite, de acordo com o maestro, será a execução da abertura da Ópera "O Guarani", uma das mais importantes do repertório de óperas brasileiras. Composta por Carlos Gomes (1836-1896), a ópera ficou famosa ao tornar-se o tema de abertura do programa "A Hora do Brasil", veiculado em cadeia nacional nas rádios de todo o país.

A ópera "O Guarani", baseada no livro homônimo de José de Alencar, foi o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior. Carlos Gomes começou sua composição entre 1867 e 1868, mas ela só foi finalizada mais tarde e teve sua estreia em grande estilo, no dia 19 de março de 1870, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália. Em 1879, a ópera rodou o mundo e foi apresentada em cidades como Livorno, Milão, Moscou e Pittsburg, consagrando o seu autor como um dos maiores compositores líricos de seu tempo.

O repertório do Concerto da Independência é composto por dez canções. Além dos Hinos Nacional e da Independência e a obra "O Guarani",  serão executadas canções conhecidas como Fascinação, com interpretação da soprano Ana Vitória,  Tempo de Maracatu, Messias,  Vozes da Primavera,   Pai Nosso, com interpretação da soprano Eliane Forti,  Ave Verum Corpus e  a Canção Napolitana Funiculí Funiculá, interpretada pelo tenor Marcus Geandré.  

O ingresso para o concerto é uma caixa de leite longa vida, que deverá ser trocada na bilheteria do Teatro Calil Haddad, no dia da apresentação, no horário das 10 às 12 horas.

Últimas notícias

Categorias